A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) celebrou 85 anos de história nesta terça-feira (9), no Dia Nacional do Hoteleiro. A data foi celebrada com uma sessão solene no plenário do Senado Federal, que reuniu cerca de 300 personalidades do setor de hotelaria e turismo de todo país. Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, celebrou os 85 anos a instituição e destacou o trabalho no enfrentamento da pandemia.
“A ABIH não estaria celebrando seus 85 anos se estivéssemos lastimando, porém, não estávamos sozinhos, e isso nos deu força para continuar mudando o curso da história. A ABIH é um exemplo de como o trabalho coletivo e a união de um setor pode ajudá-lo a mais espaço na economia do país”, afirmou.
O dia 9 de novembro foi escolhido como data para homenagear o setor hoteleiro porque nesse dia, em 1936, foi aberto o I Congresso Nacional de Hotéis, embrião da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), cujos 85 anos também foram comemorados na ocasião.
A sessão solene foi presidida pelo Senador Fernando Collor de Mello, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal (CDR). O parlamentar destacou o desafio enfrentado pela hotelaria durante o período pandêmico. “A dedicação, criatividade e resiliência dessa categoria e da associação que a representa foram determinantes para a superação das imensas dificuldades que vivemos em um passado recente”, disse.
O Ministro Gilson Machado agradeceu o apoio do senador Fernando Collor pelo empenho na CDR. “O senador está deixando um legado no Turismo, assim como deixou seu legado quando virou a página dos carros no Brasil, com aquela frase inesquecível. O Brasil não tem como dar errado graças aos empreendedores. Nenhum país da América Latina está vivendo uma recuperação astronômica no turismo como o Brasil”, celebra o ministro.
A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, participou da cerimônia. “A ABIH é uma grande parceira estratégica tanto no receptivo do visitante como para a geração de emprego e renda. O segmento de hospedagem e outros serviços de turismo estão fazendo girar as atividades econômicas. Brasília segue em crescimento, porque temos um governo forte, que acredita que o turismo pode alavancar a geração de emprego e renda”, disse.
O presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson, também esteve em Brasília.”É um momento muito importante para a hotelaria do Brasil, mas precisamos salientar que a indústria de hotéis sofreu fortemente nesta pandemia, juntamente com o turismo no mundo inteiro, fomos obrigados a fechar nossas portas e demitir muitos funcionários. Mas tudo isso ficou para trás, estamos retomando o nosso trabalho e focando na captação de turistas brasileiros e estrangeiros, pois somos o setor que mais gera empregos no nosso país”, enfatizou Abdon.
A solenidade foi marcada pelo lançamento do livro comemorativo aos 85 anos da ABIH e também do selo postal personalizado da ABIH Nacional, juntamente com o Carimbo comemorativo. O presidente ressaltou que os lançamentos fazem parte da história da hotelaria nacional. Fonte: Mercado&Eventos.