A Embaixada de Cuba em Portugal anunciou que o país vai reabrir fronteiras ao turismo internacional a partir desta segunda-feira, 15 de novembro, permitindo a entrada no país dos estrangeiros vacinados contra a COVID-19, que deixam de ter de realizar um período de quarentena e de apresentar obrigatoriamente um teste PCR negativo.
Numa mensagem enviada à imprensa, que é assinada por Mercedes Martínez Valdés, embaixadora de Cuba em Portugal, lê-se que “o Estado cubano levará a cabo a reabertura controlada das fronteiras a partir de 15 de Novembro de 2021”, data em que 90% da população cubana com mais de dois anos de idade já estará vacinada contra a COVID-19, enquanto os trabalhadores do turismo, transportes, imigração, aviação, alfândegas e saúde já terão recebido a dose de reforço da vacina.
Na mensagem divulgada, a Embaixada de Cuba em Portugal refere que as medidas de controlo sanitário foram flexibilizadas a 7 de novembro, com a eliminação da quarentena obrigatória e da apresentação de um teste PCR negativo, sendo apenas necessário apresentar o certificado de vacinação.
“Os viajantes apenas terão de apresentar o seu certificado de vacinação para as vacinações certificadas pelas agências reguladoras correspondentes. Aqueles que não apresentarem o certificado de vacinação acima mencionado devem apresentar à chegada um teste PCR negativo realizado não mais de 72 horas antes do embarque”, explica Mercedes Martínez Valdés.
Já as crianças com menos de 12 anos estão isentas da apresentação do certificado de vacinação o teste PCR, com a Embaixada de Cuba a indicar que poderão ainda ser realizados testes PCR aleatórios no aeroporto, à chegada.
Quem chegar a Cuba com sintomas de COVID-19 deverá ser encaminhado para uma instituição de saúde, onde será realizado um teste PCR para confirmar a infeção, com a Embaixada de Cuba a explicar ainda que a vigilância epidemiológica será mantida em hotéis e casas de aluguer.
Já o uso de máscara facial mantém-se obrigatório nos aeroportos e todos os terminais portuários do país.
- Fonte: Publituris/pt, Foto: Varadero, divulgação.