Por Carolina Morgado
A Organização Mundial do Turismo (OMT) promove nos dias 25 e 26 deste mês, em Lloret de Mar (Espanha), o primeiro Congresso Mundial de Turismo Desportivo.
O contributo do turismo desportivo para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, inovação no desenvolvimento do turismo desportivo, governação eficaz do destino e estratégias público-privadas neste segmento, bem como a relação entre os desportos, a tecnologia e a transformação digital, são alguns temas que estarão em debate neste congresso, que contará com um total de 62 palestrantes de diferentes países.
No âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o congresso, que já tinha sido adiado devido à pandemia, pretende explorar a relação entre o turismo desportivo e o desenvolvimento sustentável e inclusivo e como este tipo de turismo pode ser um instrumento de diferenciação e mitigação da sazonalidade.
Segundo a OMT, o turismo desportivo é uma das áreas de maior crescimento no turismo, uma vez que cada vez mais turistas estão interessados em atividades desportivas durante as suas viagens, independentemente de o desporto ser a sua principal motivação de viagem, referindo, por outro lado, que os eventos desportivos podem promover o turismo desde que com o marketing adequado e as infraestruturas necessárias.
Para o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvili, “a retoma gradual do calendário dos grandes eventos e competições desportivas é um fator importante para a recuperação do turismo após o impacto sem precedentes da pandemia” que acrescenta que os eventos desportivos “podem desempenhar um papel decisivo no desenvolvimento turístico dos destinos”.
O congresso será um evento híbrido, que permitirá a participação presencial e virtual. Durante os dois dias, haverá diversas atividades desportivas para os participantes, apresentações académicas e visitas técnicas. Além disso, serão criados espaços de networking para maximizar as sinergias entre os participantes.
*Fonte: Publituris/pt