O Turismo de Portugal lançou um novo projeto de turismo literário, a “Viagem a Portugal Revisited”, assinalando as celebrações do Centenário de José Saramago, autor português de mais de 40 obras e detentor do Prémio Nobel de Literatura e do Prémio Camões.
Desenvolvido em parceria com a Fundação José Saramago, “Viagem a Portugal Revisited” é uma “reconstrução dos roteiros percorridos por Saramago, e descritos na obra homônima, por autores contemporâneos nacionais e internacionais”, explica o Turismo de Portugal em comunicado.
José Luis Peixoto, galardoado com o Prémio Literário José Saramago em 2001, é o primeiro autor a ser desafiado para fazer um relato contemporâneo da viagem e dos locais visitados.
O projecto, segundo o Turismo de Portugal, “constitui uma oportunidade para dar a conhecer o imenso território onde Saramago se inspirou, os locais, as paisagens, os sabores e as gentes, mas também promover Portugal como destino de turismo literário”.
“Foi entre Outubro de 1979 e Julho de 1980 que José Saramago percorreu o país, a convite do Círculo de Leitores, escrevendo «Viagem a Portugal» que descreve o nosso país como nenhum outro”, sublinha o comunicado. Na altura, o escritor destacava que “é preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite… É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos”.
Além da homenagem a José Saramago, o projecto “pretende convidar à visita a Portugal através do olhar do escritor e motivar a interação com outros roteiros literários, assentes em outras obras de Saramago e em lugares neles mencionados”.
No início de 2022 será lançada a plataforma digital “Viagem a Portugal Revisited” com os itinerários da obra e os conteúdos dos locais revisitados pelos autores, que podem assim ser descobertos de forma interativa e dinâmica, através de um roteiro inovador num mapa 3D com a tecnologia Google Earth.
Os conteúdos escritos, visuais e sonoros também serão divulgados através de diferentes canais e para partilha no YouTube, Spotify e Apple.
Esta iniciativa está inserida no Programa de Ação para o Turismo Literário, que pretende colocar Portugal no mapa dos destinos literários, valorizar e promover a oferta de Turismo Literário e enaltecer a língua portuguesa e os seus escritores, em diálogo com o território, contribuindo para a coesão social e territorial e impulsionando o negócio turístico.
*Fonte: PressTUR; Foto: Unsplash / Alfons Morales