A Organização Mundial do Turismo (OMT) e o Conselho da Europa estabeleceram uma parceria com vista ao desenvolvimento de rotas culturais por toda a Europa, numa iniciativa que visa explorar as oportunidades que o turismo pode trazer para as comunidades locais e melhorar a experiência dos turistas na Europa.
De acordo com um comunicado enviado à imprensa pela OMT, esta parceria prevê o lançamento de ações conjuntas entre as duas entidades, que contribuam para o “reconhecimento do valor acrescentado que as rotas culturais oferecem ao desenvolvimento do turismo sustentável, a salvaguarda do património cultural e o diálogo intercultural”.
“A colaboração também vai destacar o potencial das rotas para o avanço do desenvolvimento social, económico e cultural, beneficiando tanto a Europa como os países parceiros, através do fortalecimento dos laços culturais e históricos”, refere ainda a OMT.
Numa primeira fase, explica a OMT, as duas entidades vão trabalhar o turismo criativo, no âmbito do Ano Internacional da Economia Criativa 2021, assim como promover destinos abrangidos pelo Acordo Parcial Alargado sobre Rotas Culturais (EPA) do Conselho da Europa .
*Fonte: Publituris/pt