Campanha “Nordeste Arretado” começa com exposição inaugurada em São Paulo

Por Ana Azevedo

Para celebrar o lançamento da campanha Nordeste Arretado, os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas inauguram nesta quarta-feira (2) a exposição “Nordeste Arretado”, no Shoppping Vila Olímpia. A mostra ficará aberta gratuitamente ao público até o dia 10 de dezembro.

A ação visa destacar a singularidade natural e cultural de cada um, mas ao mesmo tempo, evidenciar elementos comuns a todos. Em exibição há peças artesanais das localidades, um dicionário com gírias e seus significados, um buggy, jangada, e vestimentas usadas na festa junina.

Na foto: Ruth Avelino (PBTur); Seabra (Emprotur); Luciana Fernandes (BBG Brasil); Antonio Neves (Empetur) e Sandra Villanova (Sedetur-AL). Crédito: Divulgação.

 

“Queremos que por essa exposição o visitante faça uma viagem antes da viagem ao destino. O cordel foi o fio condutor e trouxemos os elementos que são característicos dos quatro, como o forró, São João, água de coco e cocada. Esses são estado riquíssimos e o que fizemos foi abrilhantar o que eles têm de melhor”, afirma Luciana Fernandes, diretora executiva da BBG Brasil.

Os visitantes poderão também desfrutar de água de coco e cocada, além de apreciar o cordel, que conta com uma poesia criada especialmente para a ocasião. Dispostos em ordem geográfica, os cenários da exposição foram pensados para instigarem o registro em “selfies” e o compartilhamento nas redes sociais.

“É difícil mensurar o volume de público que a exposição terá, mas para o período em que ficará aberta, o shopping estima receber um milhão de pessoas. Queremos mostrar a todos tudo de melhor que o Nordeste tem a oferecer”, declarou Luciana.

A campanha “Nordeste Arretado” é realizada pela BBG Brasil com coordenação das secretarias de turismo do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas em parceria com o Ministério do Turismo. A BBG está ainda, atuando na negociação para a parceria com locadoras de veículos e companhias aéreas que operam nas quatro localidades, para que facilitem o fluxo de trânsito dos viajantes.

Como parte da estratégia de promoção, o site (www.nordestearretado.com.br), que será lançado na próxima semana, apresentará roteiros temáticos como os de cultura, romance, ecoturismo, gastronomia e agito, além de fotos, dicionários de gírias e dicas para os viajantes. Ao todo serão 140 experiências.

“Estamos mostrando aos operadores essa nova oportunidade de negócio. Queremos não só evidenciar que os estados são próximos, e eles são, queremos compartilhar as alternativas de roteiros para os diferentes públicos”, enfatiza Antônio Novaes, presidente da Empetur.

Expansão

Segundo Luciana, a partir de 25 de janeiro serão realizados roadshows com o trade regional, começando por Maceió (AL) e terminando em Natal (RN). Foto: Nelson Rocha/Portal Turismo Total.

 

Em seguida, serão contempladas as dez cidades com maior emissão de turistas para o nordeste. Dentre a lista, destacam-se São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá e Curitiba.

“O objetivo é a promoção conjunta, é aproveitar a proximidade entre os quatro estados para conhecê-los, se não todos, pelo menos dois ou três. Partindo dessa estratégia, esperamos que no próximo ano já consigamos colher frutos”, aponta Ruth Avelino, presidente da PBTur.

Em sua próxima fase a campanha “Nordeste Arretado” fará peças para circularem na internet. A liberação deste conteúdo, bem como a veiculação em outros formatos, como televisão, jornais e revistas dependerá do apoio do Ministério do Turismo.“Estamos pedindo apoio ao Ministério do Turismo, junto com outros parceiros para que ela [a campanha Nordeste Arretado] possa rodar o Brasil e quem sabe o mundo”, finaliza Fernandes.

*Fonte: mercado&eventos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *