Por Carolina Morgado
Mesmo com a pandemia e das perdas que o setor acumula desde 2020, as receitas do turismo no Brasil crescerão 21,9% este ano, estima a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Entre março do ano passado e outubro de 2021, o turismo do país sul-americano perdeu 453 mil milhões de reais (70,82 mil milhões de euros), segundo o levantamento da CNC citado pela Lusa. Só em 2020, a retração no volume de receitas foi de 36%.
São Paulo e Rio de Janeiro, principais focos da pandemia no país, lideram as perdas e concentram mais da metade (55%) dos prejuízos nacionais.
No entanto, o setor vem recuperando gradualmente desde março, embora o volume de receitas ainda esteja 19,5% abaixo do registado em fevereiro de 2020, antes da pandemia se espalhar por solo brasileiro.
As projeções da entidade indicam que além do crescimento de receitas em 21,9% este ano, apesar do cancelamento de eventos relevantes para o país como o réveillon no Rio de Janeiro, tradicional festa de final de ano que reúne milhões de pessoas na praia de Copacabana, o resultado também será positivo em 2022, quando é esperado um avanço de 2,4%.
*Fonte: Publituris/PT