Turista Legal é lei para apenas um dia de atividade turística em Santos (SP)

 

A Prefeitura criou o projeto Turista Legal, uma lei municipal de autoria do Poder Executivo, aprovada pela Câmara e promulgada nesta segunda-feira (20). Entre as ações está uma identificação visual nos veículos que trazem os turistas denominada Permissão Especial de Tráfego (PET).

Com o objetivo de organizar o fluxo de turistas de um dia em Santos, a iniciativa consiste no cadastro obrigatório de vans, micro ônibus, ônibus, motorhomes, trailers e similares, com capacidade superior a dez pessoas, que venham à cidade para permanecer por um dia.

O projeto Turista Legal determina que os responsáveis por estes veículos devem se cadastrar no Sistur três dias úteis antes de chegarem a cidade. Para o caso de turismo de praia, também será obrigatório apresentar documentos que comprovem o pagamento, mesmo que parcial, de reserva em hotéis, pousadas, pensões ou estabelecimentos similares (day use), além de reserva em estacionamento privado.

Com o cadastro realizado, a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) emitirá a PET e uma identificação visual que deverá ser afixada no para-brisa dianteiro durante todo o dia de estadia em Santos. Conforme a legislação, eles não poderão circular no Município entre meia-noite e 7h.

Caso os veículos tenham como destino apenas o terminal marítimo de passageiros Concais para embarque e desembarque de passageiros, não será necessário o cadastro para emissão da PET.

Selley Storino, secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, garante que o objetivo do projeto não é controlar e nem impedir o turismo de um dia, mas cada vez mais atrair turistas visitando Santos de maneira organizada.

“Qualquer gestor municipal necessita de informações cada vez mais úteis para o planejamento de ações que visem o conforto tanto para o turista quanto para o morador da nossa cidade. Esse planejamento é essencial para organizar ações nas áreas do trânsito, da segurança, até da saúde e da sua rede emergencial, entre outras”, afirmou.

“Em recente pesquisa feita pela Secretaria de Turismo do Estado, 67,8% dos moradores de Santos concordam totalmente que o turismo é bom para o Município e com a regulamentação do turismo de um dia esse índice certamente subirá”, concluiu.

*Fonte: Brasilturis; Foto de Santos: Divulgação/ Arquivo Turismo Total

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *