Entre janeiro e outubro de 2021, o Dubai recebeu um total de 4,88 milhões de visitantes, com destaque para a procura proveniente dos mercados da India e Rússia, assim como para Portugal, que apresentou uma “performance recorde no mês de outubro”.
De acordo com o Turismo do Dubai, Portugal apresentou “uma performance positiva ao longo de todo o ano”, com destaque para outubro, em que “os números registados foram mesmo 13% superiores aos de 2019, que já tinham representado um recorde comparativamente a anos anteriores”.
“A abertura de uma representação do Turismo do Dubai em Portugal e as inúmeras iniciativas de promoção que foram desenvolvidas ao longo do ano – fam trips, press trips, viagens de influencers, brand contents, campanhas de publicidade, ações de formação do trade, apresentações, etc- contribuíram de forma decisiva para o crescimento da procura”, considera o Turismo do Dubai, num comunicado divulgado esta segunda-feira, 3 de janeiro.
Além das iniciativas desenvolvidas, também a Expo Dubai 2020, que decorre até 31 de março de 2022, assim como as próprias características do destino, que “conjuga história/cultura, deserto, praia e modernidade”, justificam a elevada procura.
Apesar do bom desempenho do mercado português, o ranking de mercados emissores de turistas para o Dubai é liderado pela India e pela Rússia, com 667 mil e 311 mil visitantes, respetivamente, seguindo-se a Arábia Saudita, com 271 mil turistas; Reino Unido, com 235 mil; e Estados Unidos da América, com 203 mil turistas.
Em termos de continentes, destaque para a Europa Ocidental, que contribuiu com 20% do número de visitantes, bem como para a Asia do Sul, com 19%, a Europa de Leste, com 16%, e o Médio Oriente/Norte de África, com 14%.
Recorde-se que o Dubai foi um dos primeiros destinos do mundo a abrir as suas portas ao turismo durante a pandemia, em julho de 2020, o que atraiu turistas de todo o mundo, levando mesmo a que a estada média no destino passasse, entre 2020 e 2021, das 4,1 noite/visitante para 4,6 noites/visitante.