“Os Construtores”, o curta-metragem produzido na Oficina de Cinema do IV Festival de Cinema de Trancoso, realizado no distrito no sul da Bahia em novembro de 2021, foi selecionado para exibição no Festival de Cinema de Nova Yorque, que acontecerá em junho deste ano.
O curta foi filmado nos pátios da Trancoso Madeiras e em plano sequência, ou seja, sem cortes e com 50 pessoas em cena. Os participantes são dos distritos de Trancoso, Arraial d´Ajuda, Caraíva, Itabela e de Porto Seguro.
A idealizadora e diretora do Festival de Cinema de Trancoso, Flávia Barbalho, se disse grata aos patrocinadores que tornaram possível essa imersão cinematográfica em Porto Seguro e em breve no exterior. “Agradecemos à Prefeitura Municipal de Porto Seguro, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), à Farmácia Indiana e aos também patrocinadores locais que contribuíram para esta realização e imersão cinematográfica em nossa região, suprindo a carência dessas atividades no sul da Bahia. Nosso Festival é inclusivo, mobiliza toda a cadeia cinematográfica do Brasil e a comunidade local, ressaltando valores e talentos nativos. Foram 30 horas/aula durante a Oficina de Cinema, diversos profissionais maravilhosos envolvidos para a realização de todo o Festival, que conta com a programação e exibição de filmes gratuitamente”, conta a diretora.
O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, também expressou contentamento com a notícia. “O Festival de Cinema de Trancoso está em sua quarta edição e já com destaque internacional, isso é fantástico. Fico muito feliz por ver o talento da nossa cidade, a Terra Mãe do Brasil, ser levada para os Estados Unidos, e saber que o patrocínio da Prefeitura segue apoiando iniciativas que verdadeiramente têm feito diferença na vida da comunidade local. Nossa gestão é focada em fazer o melhor para o nosso povo”, disse.
O curta-metragem foi produzido com a participação de 78 jovens capacitados durante o ano. Durante a Oficina de Cinema, realizada de forma remota, Flávia Barbalho ministrou as aulas de direitos autorais e direção de cena, Cláudio Costa Val, fundador da Escola Livre de Cinema, ensinou sobre noções básicas de cinema, formatos, enquadramentos e roteiro, Vanessa Ribeiro ensinou sobre figurino e construção de personagens e Rodrigo Brant sobre gravação no set de filmagem. Também houve aula do SEBRA-BA sobre empreendedorismo com o consultor Carlos Alvarenga, com a proposição de mostrar os caminhos formais para que esta nova cadeia econômica criativa no sul da Bahia possa empreender com planejamentos e para que possam emitir notas fiscais através do MEI (Micro Empreendedor Individual).
O filme “Os Construtores” desperta para a ressignificação dos encontros individuais e coletivos e representa o simbolismo da reconstrução do Brasil, com personagens como Pedro Álvares Cabral e os índios Pataxós, além de abordar os temas das ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU) para a Agenda 2030, visando um mundo melhor e mais sustentável. O filme é uma homenagem à série original da Netflix “La Casa de Papel”, onde os personagens representam as capitais do Brasil, e à Dib Luft, diretor de fotografia que revolucionou a forma de filmar no Cinema Novo, destacando o Brasil e nossa linguagem fílmica nos maiores festivais de cinema do mundo.
A 5ª edição do Festival Internacional de Cinema de Trancoso abordará o tema “Novas Referências” e acontecerá entre 9 e 17 de setembro deste ano. Mais informações podem ser vistas no site www.festivaldecinemadetrancoso.com.br
- Fonte: A Tarde