Ecoturismo: A saída para reaquecer o mercado das atividades turísticas

Por Jefferson Severino

O ecoturismo está cada vez mais em alta e a melhor opção para reaquecer o mercado do turismo, segundo a OMT. Sem dúvidas, rever totalmente o turismo global pode representar uma oportunidade no pós-pandemia. Tanto que a diretora executiva da Organização Mundial do Turismo, Zoritsa Urosevic, em publicação na ONU News, avalia o impacto da Covid-19 no setor e traça perspectivas para a retomada e recuperação. A agência vê momento para mais harmonização da indústria em nível doméstico, educação sobre o setor e investimentos no ecoturismo.

Segundo a publicação, com a Covid-19, cerca de 70% da queda nesse rendimento se deveu à interrupção do turismo. Foto: Arquivo Turismo Total – Divulgação.

 

Apoiar a recuperação do setor foi destaque na 24ª. sessão da Assembleia Geral da OMT realizada em dezembro, em Madrid. A OMT pontuou que nos primeiros sete meses de 2021, o turismo internacional um declínio de 80% em relação a níveis anteriores a pandemia. A agência defende que este é um momento favorável para definição de políticas para ajudar a melhorar a indústria turística em nível nacional.

Outra oportunidade muito importante para o futuro e para a recuperação, é aproveitar os fluxos financeiros disponíveis ou investir cada vez mais no ecoturismo, potencializando principalmente no treinamento. Uma análise feita por um Painel de Peritos da OMT sinaliza uma possível recuperação do turismo em 2022. A situação seria impulsionada pela demanda, principalmente durante o segundo e terceiro trimestre do ano. Para 2023, a recuperação deverá continuar, mas um retorno de chegadas a níveis de 2019 deverá ocorrer em 2024 ou ainda mais tarde.

SUSTENTABILIDADE & CONFORTO

De fato, a imensa maioria das pessoas estão procurando lugares seguros, sustentáveis, distantes do aglomero sem dispensar o conforto, acolhimento, lazer e boa gastronomia. O crescimento dessas mudanças se devem à segurança e toda as facilidades que esses resorts de campo, pousadas, estâncias hidrominerais… proporcionam aos seus hóspedes. Sem dúvidas a pandemia trouxe essas mudanças de atitudes e a possibilidade de nós turistas nos reconectarmos junto natureza. Por conta disso,  proporcionaram a possibilidade de adaptarmo-os durante a pandemia. Dessa forma saíram na frente os que investiram e continuam investindo em seus empreendimentos com foco na sustentabilidade com estruturas que promovam sempre o bem estar de seus hóspedes.

Um grande exemplo disso é o Boqueirão Hotel Fazenda, em lages – SC, que possui um conceito sustentável focado na interação humana com a natureza, tanto dentro quanto fora de suas unidades.

 

Segundo Edson Ziolkowsky, CEO do Hotel Renar, em Faiburgo SC, Terra da Maçã: “Essa é uma tendência a ser seguida, o Renar inovou além de renovar-se. Ganhamos um sentido novo na arte de bem receber. Botar o pé no chão, pisar na grama, deixar as crianças brincarem junto a natureza com muta segurança e aos cuidados dos nossos monitores. Nós estamos na virada da chave que está sendo acelerada pelas questões pandêmicas. Dessa forma, então, o que hoje parece ser só uma tendência ou um capricho técnico, definitivamente é uma realidade que permanecerá.

Já Fabio Souza, CEO do Pratas Thermas Resort & Convention, rodeado por uma natureza pródiga e com uma das melhores águas termais do mundo, estando de frente para o Rio Uruguai, em São Carlos, no Vale das Águas de Santa Catarina, afirma que: “O que fazemos é proporcionar mais conforto, bem-estar, eficiência , segurança e lazer aos nossos hóspedes que vem não só de Santa Catarina, mas de todo o Brasil uma vez que estamos muito próximos ao Aeroporto de Chapecó. Cotamos também com nossos vizinhos gaúchos e paranaenses. Dessa forma, um empreendimento com essas características, oferece muito mais e melhor, uma vez que traduzidos para o hospede, fazendo-o entender que está em um empreendimento onde vale muito a pena estar”.

Fonte: Turismo On-Line 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *