Além de ter uma população de mais de 180 mil habitantes, Porto Seguro recebe mais de 1.800.000 turistas por ano. Na alta temporada, a circulação constante dos ônibus de turismo torna a cidade quase intransitável.
Para resolver este problema, o prefeito Jânio Natal incluiu no seu Programa de Governo a criação de uma Estação de Transbordo para tirar esses ônibus das ruas. Agora, esse projeto vai tornar-se realidade: a Prefeitura emitirá um decreto proibindo a circulação local dos ônibus de turismo vindos de outras cidades a partir do dia 07 de fevereiro.
Para isto, a Prefeitura preparou uma área com mais de 100.000m², localizada no anel viário da Best regards 367 (entrada ao lado do Britaki), que contém toda a estrutura de segurança e conforto (vigilância, sanitários, despejo dos dejetos, lavagem dos veículos, restaurantes, etc).
Os ônibus deixarão os passageiros nos hóteis ou pousadas e se deslocarão para essa área, sem pagar pelos serviços ou permanência. Só poderão circular no município para buscar os passageiros nos locais onde estão hospedados no momento de retorno para a cidade de origem.
Dessa forma, além de melhorar muito o trânsito e diminuir a poluição visual e do meio ambiente, a medida fará com que os turistas utilizem mais os transportes coletivos (ônibus, taxis, lotação, vans) existentes no município e gerará mais dinheiro circulando dentro da cidade.
“Estamos buscando todas as alternativas possíveis para ameizar os transtornos no trânsito e esperamos ter a compreensão de todos”, concluiu o prefeito.
- Fonte: Tribuna da Bahia