Finlândia levanta todas as restrições contra a Covid-19 para cidadãos residentes e viajantes

 

 

A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, anunciou que o país começa esta terça-feira, 1 de fevereiro, a levantar as restrições contra a COVID-19 para os cidadãos e residentes nas Finlândia, enquanto para viajantes estrangeiros provenientes de fora do espaço Schengen as restrições vão manter-se até 14 de fevereiro.

De acordo com a Lusa, que cita declarações da líder do executivo finlandês durante uma reunião com a Associação de Editores e que foram divulgadas pela emissora estatal Yleisradio Oy (Yle), os viajantes de países do espaço Schengen, assim como os cidadãos finlandeses e residentes no país, deixam de ter de apresentar o certificado de vacinação, de recuperação ou teste negativo à chegada, como acontecia desde dezembro.

Já para os viajantes de países terceiros, as medidas contra a COVID-19 mantêm-se e devem apenas ser levantadas a 14 de fevereiro.

A partir desta terça-feira, entra também em vigor um horário mais alargado para os estabelecimentos de restauração, que passam a poder encerrar às 21h00, em vez das actuais 18h00, podendo ainda vender bebidas alcoólicas até às 20h00. Já os bares e estabelecimentos de animação noturna continuam a encerrar às 18h00.

As unidades de alojamento continuam a poder solicitar o certificado de vacinação para admissão de clientes, sendo expectável que, a partir de meados de fevereiro, os hotéis e estabelecimentos que exijam o certificado não tenham restrições de horário.

Já nos museus, cinemas e outros espaços culturais, que são da responsabilidade das autoridades regionais, a indicação também passa por um alivio das restrições, segundo a proposta do executivo finlandês. *Fonte: Publituris/pt.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *