Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (8), o secretário de Saúde do estado, André Longo, declarou que, devido à forte aceleração dos casos da variante Ômicron da Covid-19 em Pernambuco e ao aumento no número de mortes, estão proibidas todas as festas e eventos durante o período de Carnaval (25 de fevereiro até 1º de março). A nova medida foi adotada com o objetivo de diminuir ao máximo a circulação do vírus, que tem provocado um aumento de mais de 50% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srad) no estado, com relação à primeira semana de 2022.
Ainda de acordo com as novas medidas, a capacidade de eventos fora do período do carnaval será reduzida de 3000 para 500 pessoas em lugares abertos e de 1000 para 300 em locais fechados, permanecedo a obrigatoriedade da comprovação da vacinação e apresentação de teste negativo nos eventos com mais de 300 pessoas (incluindo cinema, circo, teatro e jogos de futebol).
“Lamentamos o cancelamento do Carnaval, que está na alma e no coração dos pernambucanos, mas nosso compromisso precisa ser com a vida e saúde das pessoas. O governo, que já tem uma das maiores redes para atender pessoas com Srag, segue trabalhando para criar novos leitos, o que tem impactado nas mortes, pois continuamos entre os estados com menor número de mortos por Covid-19, quando comparado proporcionalmente com nossa população”, afirmou André Longo. *Fonte: Diário de Pernambuco.