Por Luis Lisboa
A experiência de estudar alemão no Goethe-Institut Salvador-Bahia pode ampliar ainda mais a relação afetiva com o idioma, além de uma boa possibilidade para alavancar as oportunidades profissionais dos estudantes, na campanha Goethe me leva à Alemanha. Há 20 anos, o Goethe mantém a tradição de conceder bolsas de estudos, e 25 estudantes já puderam vivenciar o estudo de alemão em terras germânicas e, neste ano de 2022, esta oportunidade também estará ao alcance de quem se matricular nos cursos do Instituto.
As pessoas que se matricularem em algum dos cursos do Goethe vão concorrer a uma bolsa integral no próximo ano, em qualquer um dos Goethe-Institut da Alemanha, escolhido pela pessoa vencedora. O curso deverá ocorrer nos períodos entre março-junho ou setembro-dezembro de 2023.
O Goethe-Institut Salvador-Bahia possui cursos 100% online, ao vivo, além de possibilidades semipresenciais, extensivas, intensivas e superintensivas. Foto: Florian Boccia.
Mais detalhes sobre as matrículas dos cursos, que já estão abertas, podem ser encontradas no site goethe.de/bahia, ou através do e-mail cursos-salvadorbahia@goethe.de e números (71) 98800-0100 e (71) 98802-0415.
Frank Emmerich, diretor do Departamento de Ensino do Goethe-Institut Salvador-Bahia, explica que as bolsas são importantes para estimular o processo de aprendizado de alunas e alunos. “Seja o que for planejado para o futuro, com o conhecimento de alemão se adquire inúmeras possibilidades e oportunidades”, detalha.
CARREIRAS
Frank destaca alguns pontos em que o mergulho no alemão impacta de modo positivo na vida profissional das pessoas estudantes. “O aprendizado da língua alemã melhora o relacionamento profissional e aumenta as oportunidades para uma comunicação mais efetiva e, com ela, é possível alcançar o sucesso”.
Além disso, sendo o alemão o segundo idioma mais importante da ciência, esse é um bom caminho para os estudantes que pensam numa trajetória profissional voltada à pesquisa. “No tema contribuição para a pesquisa e desenvolvimento, a Alemanha ocupa o terceiro lugar no mundo e fornece bolsas de estudo para pessoas interessadas nesta área”, comenta Frank. Na saúde, por exemplo, há recrutamentos de profissionais de enfermagem.
Ainda no aspecto de estudos e trabalho, a Alemanha possui várias bolsas para estudar no país, em diversos campos profissionais. Para jovens estrangeiros, por exemplo, há vistos específicos para o trabalho nas férias e, em algumas profissões, há regulamentação especial para autorização de trabalho.
Vale ressaltar que no setor de turismo e hotelaria, o aprendizado de alemão é estratégico porque turistas de países de língua alemã têm o costume de fazer viagens longas e distantes. Assim, como enfatiza Frank, funcionários dessa área e guias turísticos que aprendem alemão têm maior chance de inserção no mercado de trabalho.
EXPERIÊNCIA IN LOCO
A advogada Michelle Bastos foi uma das alunas contempladas, e pôde vivenciar uma experiência de alemão in loco, no Goethe-Institut da cidade de Bonn. Foto: Divulgação.
Sorteada na festa de confraternização em dezembro de 2018, ela viajou para a Alemanha em abril de 2019. “Durante a minha estadia fiquei acomodada em uma residência estudantil de onde pegava um trem toda manhã, de segunda à sexta, para comparecer às aulas no Goethe”.
Ela conta que o instituto organiza eventos sociais para os alunos se conhecerem e vivenciarem a cidade. “Com isso, tive contato com pessoas dos mais diversos países, bem como pude colocar em prática o idioma alemão todos os dias”. De volta ao Brasil e após ter vivenciado a cultura alemã em primeira mão, ela teve certeza de que gostaria de buscar oportunidades para sua formação acadêmica na Alemanha.
Profissionalmente, Michelle ampliou a vivência proporcionada pelo Goethe-Institut Salvador Bahia: ela deu continuidade aos estudos do idioma no Goethe, onde participou de um evento organizado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico sobre os programas de bolsas oferecidos em parceria com universidades alemãs.
“Assim, conheci o Programa Helmut-Schmidt, que concede bolsas para mestrado na área de políticas públicas e governança. Apliquei para a edição de 2021, e fui aprovada para iniciar o curso de dois anos na Universidade de Passau, na Baixa Baviera”, comemora.
REGRAS DA BOLSA – O benefício da bolsa é intransferível e não poderá ser trocado por dinheiro. Cada curso concluído dá direito a 1 (um) cupom. O sorteio acontecerá na festa de fim de ano do Goethe-Institut Salvador-Bahia, em dezembro de 2022. A promoção é válida para alunas e alunos maiores de 18 anos completos até a data de início da viagem. Válido apenas para estudantes que não recebem 100% de bolsa do Goethe-Institut.
A bolsa inclui na lista de benefícios: quatro semanas de curso de alemão em um dos Goethe-Institut na Alemanha; material didático; hospedagem e alimentação; seguro-saúde para o período do curso; e a passagem aérea.
A aluna ou aluno ainda pode ganhar cupons extras, desde que:
- Seja aprovada/o em um exame oficial do segundo semestre de 2022;
- Obtenha uma nota final do curso entre muito bom e bom;
- Indicando um/a amigo/a para realizar o curso extensivo, intensivo ou superintensivo em 2022 (válido somente para matrículas novas ou ex-alunos que não estudam no Goethe-Institut de Salvador-Bahia há no mínimo 2 semestres);
SOBRE O GOETHE-INSTITUT
É um instituto cultural da República Federal da Alemanha, fundado em 1951, que se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Conta com uma programação cultural que organiza e apoia um amplo espectro de eventos culturais, visando a apresentação da cultura alemã no exterior e o intercâmbio intercultural. Seus cursos são complementados por workshops e seminários para professores e dispõe de programas de exames de certificação de alemão. Atualmente dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados.