Turistas estrangeiros totalmente vacinados não precisarão fazer testes contra a Covid-19 antes e nem após chegar ao Reino Unido e a necessidade de quarentena foi abolida. A medida foi anunciada no dia 24 de janeiro e passou a valer na sexta-feira (11). Apesar disso, os viajantes ainda precisarão preencher um formulário simplificado de localização de passageiros, confirmando seu status de vacinação, histórico de viagens e detalhes de contato.
O Reino Unido aceitará certificados de vacinas de mais 16 países e territórios, incluindo China e México. Isso levará a lista total para mais de 180 países e territórios em todo o mundo.
As vacinas aceitas são a Covaxin,Moderna, Janssen (dose única), Novavax (Nuvaxovid e Covovax), Oxford/AstraZeneca (e variantes, como a Covishield, produzida e aplicada no Brasil), Pfizer BioNTech, Sinopharm Beijing e Sinovac-CoronaVac.
Em relação aos turistas não vacinados, o governo britânico também concedeu flexibilizações, como não exigir teste no oitavo dia, embora seja necessária a realização de testagem antes da partida e no segundo dia após a chegada.
“O Reino Unido facilitou as medidas de viagens internacionais para a covid-19 e agora tem uma das fronteiras mais fluidas do mundo – enviando uma mensagem clara de que estamos abertos para negócios”, observou o secretário de Transportes, Grant Shapps.
Fonte: Tribuna da Bahia/Panrotas; Foto: Divulgação