Por Lucas Kina
O mercado lusitano continua, sem muito espanto, a apostar na força e interesse do turista brasileiro. Com uma forte retomada do turismo no país, tendo em vista o bom índice da vacinação, oito companhias do setor se juntam ao Turismo de Portugal e promovem o destino em cinco cidades do Brasil. No primeiro Portugal United de 2022, realizado nesta quinta-feira (17), em São Paulo, foram cerca de 100 agentes de viagens recebidos.
Como mote principal, os empresários portugueses apresentaram seus principais produtos e ações para essa temporada. De uma gastronomia rica e programação cultural, Portugal também quer ressaltar o turismo de compras, com o tax free como propaganda principal. Vale ressaltar também o foco em hospedagem do destino.
De volta à TAP após dez anos, Carlos Antunes, diretor regional Brasil/América do Sul da aérea, ressaltou os esforços para manter o Brasil como segundo principal mercado — atrás apenas de Portugal.
“Atualmente com 55 conexões aéreas semanais ligando Portugal a 11 capitais do Brasil, temos a expectativa de chegar a 75 voos por semana nos próximos meses. Sendo assim, integrar o roadshow visa mostrar a nossa força e do turismo português em geral”, afirmou a reportagem do Brasilturis Jornal.
A TAP opera em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém, Salvador, Fortaleza, Brasília, Maceió, Natal, Recife e, a partir de abril, Porto Alegre.
Portugal para todos os gostos
Segundo Alexandre Mesquita, gerente de Produtos do Turismo de Portugal no Brasil, a força do setor no mercado brasileiro se baseia em uma tríade que inclui culinária, boa conexão aérea e diversidade em atrações.
“Portugal é diferente e bela de formas diferentes em cada ponto que visitar. São atrativos específicos para cada público e, apostando nisso, queremos manter o Brasil entre nossas principais regiões emissoras de turistas. Além disso, a flexibilização mais recente para o uso de máscaras, atrelada ao ritmo da imunização, são aspectos que fortalecem o setor turístico. Esperamos muitos brasileiros por lá”, explicou.
As regiões turísticas portuguesas abordadas no roadshow são Lisboa e região, Porto (Norte), Centro, Alentejo, Algarve, Açores e Ilha da Madeira. O Portugal United entra em seu 17º ano, retornando ao modelo presencial após três anos.
A lista de empresas — além do Turismo de Portugal — que participam da iniciativa de promoção têm:
- Tap Air Portugal
- Turismo de Portugal
- Dom Pedro Hotels & Golf Collection
- Vip Hotels
- Transalpino DMC
- Onyria Quinta da Marinha Hotel
- Palácio do Estoril
- Freeport Outlet
- Lutecia Smart Design Hotel
Nos próximos dias, portanto, a iniciativa Portugal United com atrativos do destino passa por:
- Florianópolis (21 de fevereiro)
- Goiânia (22 de fevereiro)
- Brasilia (23 de fevereiro)
- Rio de Janeiro (24 de fevereiro)
*Fonte: Brasilturis