Linha de monotrilho conectará os três terminais do Aeroporto de Guarulhos

Por Yan Heiji

Nesta terça-feira (22), João Doria, Vinicius Lummertz e Paulo Galli se reuniram no Palácio dos Bandeirantes para divulgar detalhes sobre o projeto do monotrilho do Governo do Estado de São Paulo, que conectará os três terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos à Linha 13 – Jade da CPTM. A previsão de conclusão é para o ano de 2024.

“Hoje é um dia muito especial para o Estado de São Paulo porque uma das grandes deficiências que temos no sistema de Transporte Metropolitano está sendo corrigida a partir de, efetivamente, hoje. […] (O projeto) permite que os trabalhadores que utilizam a linha, além dos turistas, se conectem entre o Aeroporto de Guarulhos e a rede metroferroviária do estado”, afirmou Paulo Galli, Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos de São Paulo.

A expectativa é de atender 4 mil passageiros por hora, ou cerca de 50 mil diariamente, de forma totalmente gratuita e com funcionamento 24h. O projeto do monotrilho atenderá não só aos passageiros, mas também aos funcionários do aeroporto, que segundo Gustavo Figueiredo, presidente da concessionária GRU Airport, chegam ao montante de 30 mil empregados no total.

Galli ainda afirmou que, caso necessário, as linhas vizinhas poderão ter frequência de rotações e uma quantidade de vagões incrementada para atender à elevada demanda esperada com a introdução do monotrilho.

A construção da nova linha de monotrilho ao Aeroporto de Guarulhos -foto- conta com gestão do Ministério da Infraestrutura e um investimento privado de cerca de R$ 272 milhões, custeado com recursos proveninentes da parceria com a concessionária responsável pela gestão do aeroporto.

Também houve, em setembro de 2021, o anúncio da isenção de ICMS para o projeto, que se iniciou em fevereiro deste ano após aprovação do Tribunal de Contas da União.

“Este é um trabalho em conjunto da GRU Airport, do Governo Federal e do Governo de São Paulo, somando forças e contando também com o aval na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Desde o início foi assim que nós conduzimos o processo, inclusive com a fiscalização do Tribunal de Contas da União”, disse João Doria, Governador do Estado de São Paulo.

O projeto contará com uma via elevada de 2,6 quilômetros de vias elevadas, com quatro estações que poderão ser percorridas em apenas seis minutos. Os trens serão automáticos, movidos à ar e sem emissão de poluentes, além de contar com plataformas adaptadas para acessibilidade, ar condicionado, wifi, espaços para bagagens e painéis de informações conectados aos serviços do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Ainda mais, Vinicius Lummertz, Secretário Estadual de Turismo e Viagens de São Paulo, reiterou a importância da modernização alcançada pelo projeto para o turismo com relação a geração de renda e de empregos: “O turismo no ano passado gerou 60 mil empregos, neste ano vamos para 80 mil empregos, recuperando e devolvendo à economia paulista uma de suas grandes vocações que é o turismo de lazer e de negócios”.

“Não é natural para os 2,6 milhões de turistas estrangeiros que vêm para uma capital como São Paulo, majoritariamente para negócios mas também misturados com o turismo de lazer nesse segmento conhecido como bleisure, (não seja atendido) pelo maior conjunto de obras metroviárias das três Américas.”

Lummertz finalizou ressaltando a “maturidade do destino” no mercado, comentando sobre a eficiência e a economia na cadeia de custos para empresas e executivos que participam de feiras e eventos. “De outro lado, é preciso melhorar os atrativos, que estão sendo trabalhados pelo Governo em projetos como da despoluição do Rio Pinheiros. Todos os fatores estão interconectados […] e todos os impedimentos estão sendo derrubados”.

Gustavo Figueiredo acrescentou que a integração metroferroviária poderá incentivar “principalmente voos domésticos, com destaque ao (fluxo da) região da Avenida Paulista, que terá uma interligação muito rápida ao aeroporto.”

Fonte: Brasilturis – Foto:Divulgação 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *