A Varanda Cultural do Olodum abre espaço para apresentação especial das percussionistas no Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8), a partir das 19 horas, na casa do Olodum, Pelourinho. No formato de pocket show, o evento terá a presença de várias convidadas demonstrando a força e a diversidade baianas em manifestações de canto, recital de poesias, dança pintura e tradução em libras de todas as formas de interpretação artística que as músicas do Olodum expressam.
A homenagem especial do Olodum é uma forma de manter viva a luta feminina pelas conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.
A Associação Carnavalesca Bloco Afro Olodum, organização que há 42 anos luta por igualdade e equidade de gênero, possui em sua história a valorização, o reconhecimento e o respeito às mulheres, sendo então um dos primeiros Blocos Afro Brasileiro a ter sua gestão administrativa/executiva formada por 60% (sessenta por cento) por mulheres.
As mulheres não só compõem a equipe de gestão que movimenta a organização como também formam o conselho consultivo com um número expressivo a partir de suas linhas de discurso e trabalho atuantes.
A cada ano que passa o Olodum se consagra como uma instituição que dialoga com o público feminino em diferentes níveis de interação, seja como primeiro Bloco Afro a eleger uma mulher como presidente Cristina Rodrigues, ou a ter Andreia Reis (foto), formada na Escola Olodum como a primeira maestrina de samba reggae do mundo. Crédito: Divulgação.
Agenda:
Varanda Cultural do Olodum
Quando: 8 de Março(terça feira)
Horário: 19 horas
Onde: Casa do Olodum
Endereço: Rua Maciel de Baixo, 22 – Pelourinho