Novas redes de hotéis comprometidas com o Compromisso de Turimo Sustentável da UNESCO

Importantes redes e organizações hoteleiras se comprometeram a participar do Compromisso de Turismo Sustentável da UNESCO, como anunciado pela própria UNESCO e Expedia Group. O Compromisso da UNESCO visa promover viagens sustentáveis, resiliência da comunidade e conservação do patrimônio de forma global.

Desde a criação, em 2019, o Compromisso da Unesco vem se expandindo com novas adesões de grupos importantes – Foto: Alexey Marchenko.

 

A Melia Hotels International firmou a iniciativa adicionando inicialmente um portfólio de 136 hotéis de 13 países das marcas Paradisus, Gran Meliá, ME by Meliá, Innside, Meliá Hotels & Resorts, Sol by Meliá, majoritariamente. A rede THB Hotels, com hotéis de 3 e 4 estrelas nos destinos mais cobiçados da Espanha, como Maiorca, Ibiza, Costa del Sol e Lanzarote, também assinou, assim como as marcas Universal Hotels e Helios Hotels, de Maiorca, e as marcas Accor Hotels Mantra (Art Series, Peppers, Mantra e BreakFree), que agregou ao total de signatários mais de 130 propriedades na Austrália, Nova Zelândia, Indonésia e no Havaí.

EU ECOLABEL: RÓTULO DE EXCELÊNCIA AMBIENTAL

A UNESCO e o Expedia Group também anunciaram o apoio ao EU Ecolabel ao oferecer às acomodações turísticas certificadas o status de signatária do Compromisso da UNESCO. O EU Ecolabel é reconhecido não só na Europa, mas no mundo todo, e é o rótulo oficial da União Europeia de excelência ambiental. Muitas empresas veem os requisitos do EU Ecolabel como uma referência confiável, além de um guia de boas práticas ecológicas.

Expedia Group: consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto que uma viagem pode causar – Foto: Luca Bravo.

 

Adicionalmente ao EU Ecolabel, o programa de credenciamento Green Tourism, de Edimburgo, com mais de 800 associados do setor de hospedagem que seguem um modelo verde para ajudar a promover o turismo sustentável em todo o mundo, também está aderindo ao Compromisso da UNESCO.

De acordo com o Expedia Group, os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto que uma viagem pode causar no meio ambiente, na economia e nas pessoas que vivem nos destinos de viagem. Quem consome também se dispõe a pagar para apoiar iniciativas dos fornecedores de acomodação e de viagem que buscam reduzir os impactos ambientais negativos e criar efeitos positivos. A pesquisa do grupo mostra que quase dois a cada três viajantes se dispõem a pagar mais para garantir uma viagem mais sustentável.

COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE

O Compromisso da UNESCO tem como objetivo reduzir os plásticos descartáveis e o desperdício, melhorar a conservação de energia e água e promover o envolvimento sustentável da comunidade para, assim, ajudar a trazer à tona uma nova ideia de turismo que protege o meio ambiente, as culturas locais e as comunidades que dependem dele para prosperar.

Quem consome também se dispõe a pagar por viagens que buscam reduzir os impactos ambientais – Foto: Nathan Dumlao

Como explica o vice-presidente Global de Impacto Social & Sustentabilidade, Expedia Group, Aditi Mohapatra, os viajantes não só estão mais conscientes das credenciais de sustentabilidade dos fornecedores de viagens, como também têm se engajado cada vez mais e buscado opções de viagens sustentáveis, se dispondo, muitas vezes, a pagar mais.

Desde a criação, em 2019, o Compromisso da Unesco vem se expandindo com novas adesões de grupos importantes, como Accor, Iberostar e Banyan Tree Group, que assinaram o Compromisso e se comprometeram com ações concretas, transparentes e viáveis.

  • Fonte: Diario do Turismo, com agências

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *