Para fazer uma escolha certeira, conheça algumas das melhores opções para quem quer estudar fora.
Entre o ensino médio e os anos da faculdade, muitos estudantes sonham em viajar para outro país para contribuir com a graduação e adquirir experiências para o mercado de trabalho e para a vida.
Aí entram algumas dúvidas: que tipo de intercâmbio escolher? Qual o momento certo para ir? E, principalmente, qual país escolher? É claro que todas essas decisões dependem do objetivo da viagem, mas aqui vão algumas dicas de dez dos melhores países para se escolher na hora de fazer um intercâmbio.
Estados Unidos e Canadá
Para quem quer aprimorar o inglês, esses países são geralmente os mais procurados, mas ambos os países também têm muito mais a oferecer. Enquanto os Estados Unidos são um destino desejado também por viajantes, devido às fortes referências culturais, os estadunidenses também se beneficiam de uma excelente educação gratuita – no caso do ensino médio – e de faculdades particulares das mais prestigiadas do mundo, como Stanford e Yale, além de muitas oportunidades de estudos para quem quer entrar na área de artes e comunicação.
Já o Canadá é conhecido como um país hospitaleiro com visitantes e imigrantes, além de também ser cheio de artistas e pontos turísticos famosos. A educação canadense também é bastante reconhecida internacionalmente, e abre portas para a entrada em outros países, mas também traz a vantagem para o estudante intercambista de trabalhar enquanto estuda.
Além da língua inglesa, o Canadá também tem regiões que falam o francês, o que pode ser uma ótima oportunidade para quem quer aprender outro idioma, e voltar com o currículo completo nesse quesito.
Austrália e Nova Zelândia
Ainda para quem quer viajar para países cujo idioma é o inglês, a Austrália e a Nova Zelândia são excelentes opções. Apesar de mais distantes, os países da Oceania desfrutam de paisagens incríveis, com praias, desertos e montanhas exuberantes, além de uma excelente qualidade de vida.
Por serem países muito hospitaleiros, também são duas das primeiras opções procuradas por jovens brasileiros que buscam uma oportunidade de intercâmbio.
Irlanda
Outro país para quem quer desenvolver o inglês, porém desta vez, na Europa! A Irlanda tem uma grande concentração de viajantes e imigrantes brasileiros, que veem no país uma ótima oportunidade por suas vagas de emprego e estudo. A Grã-Bretanha também tem excelentes instituições de ensino, um atrativo para quem quer fazer parte ou toda a graduação em outro país.
Outro diferencial da Irlanda é que, com o visto de estudante, é possível trabalhar no país. Por isso, se você procura por uma experiência mista, a Irlanda deve estar no topo da sua lista!
Alemanha
Um dos mais ricos países europeus, a Alemanha tem uma capital vivíssima em cultura e diversidade. Berlim é de fato uma das cidades mais agitadas e acolhedoras da Europa, tendo o inglês quase como uma obrigatoriedade na opção para o alemão.
Além de muita história, a Alemanha é conhecida por sua segurança e por ter um excelente sistema de transporte direto para muitos países ao redor, o que faz com que o viajante possa facilmente se locomover para outros países europeus e aproveitar muito a viagem!
Argentina
E por que não se aventurar em uma experiência internacional em um de nossos países vizinhos? A Argentina oferece educação superior de qualidade e uma oportunidade de aprimorar o espanhol, tudo bem perto de casa.
Além da educação, a Argentina é rica em cultura, e sua capital, Buenos Aires, é um prato cheio para amantes de gastronomia, arquitetura e história. A cidade também tem custo de vida baixo e excelente sistema de transporte público, o que facilita muito a vida dos estudantes.
Através do Mercosul, a Argentina também tem uma facilidade extra: não é necessário passaporte para entrar no país! Nesse caso, as burocracias envolvidas no processo de intercâmbio são bastante facilitadas, além de uma diminuição significativa desses custos.
França
Sonho de muitos viajantes, a França também é uma ótima opção para intercambistas. Para quem estuda francês, o destino está em primeiro lugar, mas a língua não é o maior atrativo para quem vai à França. Cultura, gastronomia e locais históricos podem ser visitados no país. Paris, a capital francesa é um polo econômico importante, além de ser bastante importante para áreas como cinema e moda.
A França também tem grande tradição de ensino, com algumas das universidades mais antigas do mundo, e muitas faculdades do país têm convênio com instituições brasileiras, o que também facilita o processo de intercâmbio.
África do Sul
A África do Sul é um país com grandes oportunidades, apesar do preconceito gerado por estar localizado no continente africano.
Lá, além de aprender inglês por preços bem mais baixos do que nos Estados Unidos ou no Canadá, por exemplo, você poderá trabalhar enquanto estuda, além de ter a oportunidade de conhecer paisagens belas, fazer safáris incríveis e praticar esportes radicais.
Se aventura é o que te chama, a África do Sul precisa entrar na sua lista de opções de intercâmbio.
Portugal
A facilidade da língua nativa não é o único atrativo de Portugal! Há muitas universidades reconhecidas internacionalmente no país – como as faculdades do Porto e de Lisboa –, e em comparação com outras nações europeias, os portugueses desfrutam de um custo de vida relativamente mais baixo.
Portugal também é um prato cheio de história e arquitetura. Um dos países mais antigos do mundo, Portugal tem monumentos históricos e pontos turísticos milenares.
O país ainda guarda uma ótima surpresa para brasileiros: algumas universidades aceitam o Exame Nacional do Ensino Médio como método de entrada. Por isso, vale a pena consultar o gabarito do ENEM e já avaliar suas possibilidades. Que tal?
*Fonte: Jornal MG Turismo/Foto: Divulgação/iStock