Por Vladimir Platonow
O monumento do Cristo Redentor, visitado diariamente por turistas brasileiros e estrangeiros, tem um novo sistema de iluminação, mais moderno e econômico. A nova iluminação, patrocinada pela empresa de energia Enel, faz parte de uma série de homenagens e benfeitorias que vêm celebrando os 90 anos do monumento desde o ano passado.
O número de refletores foi reduzido de 280 para 142, mas com um aumento da eficiência luminosa, o que garante maior produção de luminosidade e estabilidade da luz. Ao todo, o consumo do novo parque de iluminação será de 9.900 watts, uma redução de 68 % em relação ao antigo.
O novo sistema vai garantir maior definição das imagens projetadas na imagem do Cristo, além de permitir o uso de novas cores. Outro recurso utilizado para evitar desperdícios no consumo de energia é um software que gerencia os horários para ligar e desligar a iluminação de forma automática.
A inauguração da iluminação, inaugurada na noite desta quinta-feira, 17, contou com apresentação da Orquestra Mari uccia Iacovino, que tocou músicas populares brasileiras, e teve a presença do reitor do santuário, padre Omar Raposo.
*Fonte: A Tarde, com agência