O espetáculo “Godó, o mensageiro, do Vale” do ator Caco Monteiro está programado em Portugal, através do Instituto Cultural Lusófono de Cláudia Braga Hespelt através do projeto de intercâmbio “Navegação Cultural Bahia/Portugal”, como parte das celebrações do Bicentenário da Independência da Bahia e do Brasil do Governo do Estado da Bahia.
As apresentações serão nos dias 31/Março, 01, 02 e 03 de Abril no Teatro Animação Setúbal e no dia 06 de abril no Auditório Municipal Pinhal Novo – Rui Guerreiro na cidade de Palmela. De Portugal irá o tenor João Mendonza que fará uma apresentação no Sarau da OSBA no dia 30/Abril na Casa Rosa e que também dará uma oficina de fado e canto lírico para o Coral Juvenil da Neojiba, se apresentando em seguida com o coral no dia 08/maio na sede do Neojiba no Queimadinho.
O espetáculo
Uma ficção inspirada na história que aconteceu no Vale do Pati, entre os anos de 1937 a 1985, Chapada Diamantina, Bahia, onde na época viviam duas mil famílias. Um decreto federal do governo militar, proibiu o cultivo do café na região e essas famílias foram obrigadas a abandonar suas terras, dando lugar a uma reserva ecológica. Hoje no local vivem somente oito famílias, e esta ficção narra a história de uma delas, a família de D. Dalzija e seu filho Jáiso, carinhosamente conhecido com Godó devido ao seu gosto pela comida típica da região chamada “godó”, um purê de banana verde. Godó, filho único, nove anos de idade, tinha uma galinha de estimação, que se chamava Zenáide e também um amigo invisível, fruto da sua imaginação chamado Biziu.
O espetáculo “Godó, o mensageiro do Vale” é fruto de uma pesquisa realizada pelo ator e produtor Caco Monteiro, sobre histórias do garimpo do diamante na região da Chapada Diamantina no coração do Estado da Bahia entre os anos 2000 e 2014. Trata-se de um monólogo, onde o ator Caco Monteiro, interpreta o personagem Godó aos 90 anos de idade, narrando sua história através de flashback, em que ele interpreta também a sua mãe, seu pai, sua galinha Zenáide e ele aos 9 anos de idade.
Ator e produtor cultural, Caco Monteiro, 59 anos, trafega entre o teatro, o cinema e a televisão. Já ganhou diversos prêmios, Conhecido internacionalmente pela direção de diversos espetáculos do grupo teatral português Chapitô; Édipo, Drácula, O Grande Criador, dentre outros sucessos, o diretor inglês John Mowat foi convidado para ser o diretor de “Godó, o mensageiro do Vale”, pelo seu trabalho desenvolvido com o Teatro Fisico Visual.