Conheça 14 curiosidades sobre o passaporte

Por João Goldmeier

O passaporte  é o documento que abre as portas do mundo para o viajante. Mas já reparou que cada país adota uma cor diferente? Aqui mesmo, no Brasil, quem lembra do nosso passaporte verde? Pois saiba que essa é uma das poucas liberdades que os países têm, já que os parâmetros gerais são ditados por normas da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO – sigla em inglês de International Civil Aviation Organization. Conheça 14 curiosidades sobre o documento.

1 – As regras dos passaportes do mundo todo são centralizadas

A ICAO é uma agência especializada das Nações Unidas criada para normatizar as regras de aviação civil no mundo, incluindo aí os passaportes. Ela determina, por exemplo, que o documento deve ter uma forma de livro, com dimensões de 125 mm x 88 mm e ao menos oito páginas, além da página com os dados do portador. Também define normas de segurança que cada documento deve seguir.

2 – Os passaportes podem ter apenas 4 cores

Os países são livres para escolher uma das quatro cores básicas: vermelho, verde, azul ou preto, mas podem variar a tonalidade. Por exemplo, Brasil e Argentina têm passaportes de cor azul. Mas, enquanto aqui a tonalidade do azul é escura, na Argentina é clara.

Quem mudou recentemente a cor do seu passaporte foi o Reino Unido, ao deixar a União Europeia. Saiu a cor vermelha, adotada pelos europeus, e entrou o azul com letras douradas. E nem era necessário sair do bloco para a mudança, já que a escolha do vermelho não é obrigatória, serve apenas para padronizar os passaportes dos países da União Europeia. A Croácia, por exemplo, não abriu mão do seu passaporte azul, ao ingressar no bloco em 2013.

3 – O primeiro passaporte estava na Bíblia

No livro de Neemias da Bíblia, conta que o Rei da Pérsia Artaxerxes I autorizou a viagem de Neemias à Judeia por meio de cartas que garantem sua passagem por diversos territórios: “Se ao rei parece bem, deem-se-me cartas para os governadores dalém do rio, para que me deem passagem até que chegue a Judeia”.

4 – O passaporte da China guarda surpresas

Cada página do documento oficial chinês é decorada com imagens de atrações turísticas famosas. Mas, só é possível vê-las sob luz ultravioleta.

5 – A aurora boreal está escondida nos passaportes noruegueses

Se os chineses escondem seus monumentos nas folhas de seu passaporte, os noruegueses homenageiam o bonito fenômeno da Aurora Boreal, o fenômeno mais espetacularw do mundo,  em seu passaporte. Mas para enxergar também vai ser preciso aplicar luz ultravioleta.

6 – Fotografias em passaportes só foram exigidas após a Primeira Guerra Mundial

Os primeiros passaportes não tinham fotos. Mas, depois que um espião alemão entrou no Reino Unido com um passaporte americano durante a Primeira Guerra Mundial, a exigência da foto começou a aparecer. Nessa época ainda não existia a normatização da ICAO. E olhe que inusitado: no início era possível colar qualquer foto onde estivesse o portador: valia até foto de família (naquele tempo as fotos não eram algo tão comum)!

7 – O passaporte da Nicarágua é considerado o mais seguro do mundo

O passaporte da Nicarágua possui nada mais, nada menos, que 89 recursos de segurança, incluindo códigos de barra bidimensionais, hologramas e marcas d’água.

8 – O Vaticano não tem controle de imigração

Apesar de ser um país – o menor do mundo – não há nenhum controle de passaporte para entrar ou sair do Vaticano. Se você foi admitido na Itália, pode entrar e sair do Vaticano. Porém, o minúsculo Estado emite seu próprio passaporte que é concedido aos seus Cardeais e para o Papa, que é o portador obrigatório do passaporte nº 1.

9 – A Rainha Elizabeth II não tem passaporte

Todos os passaportes britânicos são concedidos em nome da Rainha, logo seria redundante que ela concedesse um passaporte para si mesma. O mesmo não é o caso dos demais membros da família real, que precisam de um passaporte para viajar.

10 – Os melhores passaportes do mundo…

Nem todos os passaportes abrem as portas do mundo da mesma forma. Segundo dados de 2021, os passaportes do Japão e Singapura eram os que mais abriam portas, permitindo acesso a 192 países. Em seguida ficam os passaportes da Alemanha e Coreia do Sul que são aceitos em 190 países.

11 – …e os piores passaportes do mundo

Na outra ponta, segundo o mesmo estudo, o passaporte do Afeganistão era o com menos acesso a outras nações, sendo aceito sem restrições por apenas 26 países. A segunda colocação fica com o passaporte do Iraque, reconhecido apenas em 28 países.

12 – Mas tem pior ainda!

A Somalilândia é um país que tem habitantes que reconhecem o próprio estado e um governo estável, requisitos da ONU para constituir uma nação. Porém o “país” não é reconhecido por ninguém. Assim o seu passaporte não serve para entrar em nenhum país do mundo.

13 – O documento brasileiro é o 20° no mundo em acessos sem necessidade de visto

De acordo com dados da Henley Passport Index o passaporte brasileiro permite acesso a 170 países dos 193 países e 3 territórios reconhecidos pela ONU. Destes, 56 destinos exigem a obtenção de um visto de turismo.

14 – Renove seu passaporte antes que ele expire

A última curiosidade é bem útil, você sabia que não precisa deixar o passaporte expirar para solicitar um novo? Essa dica é importante já que existem países que exigem um passaporte válido por 90 dias após a entrada, como Espanha, e até 180 dias após a entrada como China e Rússia. Se o seu passaporte expirar antes, mesmo que válido, será motivo para que o agente de imigração não admita a sua entrada no país.

*Fonte: Revista Pelo Mundo/Melhores Destinos.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *