Reabertura de fronteiras é comemorado pela IATA

Por Nadine Alves

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) divulgou os resultados de uma pesquisa dos 50 principais mercados de viagens aéreas do mundo, mostrando “um impulso crescente para a reabertura das fronteiras e o relaxamento das restrições de viagens, à medida que a covid-19 avança para a fase endêmica”.

A Iata anunciou que 25 mercados – representandao 38% da demanda internacional em 2019 – agora estão abertos a viajantes vacinados sem requisitos de quarentena ou testes. Este número é superior aos 18 mercados em meados de fevereiro.

Dos 50 mercados pesquisados, 38 agora não exigem que viajantes vacinados fiquem em quarentena na chegada, contra 28 há um mês.

Mas os resultados também mostram uma diferença marcante de abertura em todo o mundo. Nos EUA, Oriente Médio e África, todos os mercados pesquisados ​​agora estão abertos a viajantes vacinados sem requisitos de quarentena, e na Europa esse número é de 18 em 20.

Mas a Ásia-Pacífico continua “fortemente comprometida pelas restrições da covid”, com apenas seis dos 16 mercados não impondo mais requisitos de quarentena para viajantes vacinados.

“O mundo está amplamente aberto para viagens. À medida que a imunidade da população cresce, mais governos estão gerenciando a pandemia por meio de vigilância, como fazem com outros vírus endêmicos. Essa é uma ótima notícia para um número crescente de destinos que receberão um impulso econômico muito necessário das próximas temporadas de viagens”, comentou Willie Walsh, diretor geral da Iata.

“A Ásia é a exceção. Felizmente, os relaxamentos recentes, incluindo Austrália, Bangladesh, Nova Zelândia, Paquistão e Filipinas, estão abrindo caminho para restaurar a liberdade de viajar que é mais amplamente desfrutada em outras partes do mundo”, concluiu.

*Fonte: Brasilturis; Foto: Aeroporto de Lisboa/Crédito: Nelson Rocha-Portal Turismo Total

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *