O Vietname, no Sudeste Asiático, é um cocktail de influências culturais albergando um legado de países tão distintos como a França, o Japão e os Estados Unidos. Sem contar com as heranças externas, existem 54 minorias étnicas, principalmente no Norte do país. Essas diferenças são notórias nas roupagens mas também na comunicação. Muitos povos nem falam vietnamita, apenas o dialeto local.
Os vietnamitas honram muito as suas tradições populares e o respeitos pelos seus antepassados, patente nos altares que se encontram nas suas casas ou restaurantes. Contudo, a sua espiritualidade não se prende a nenhuma crença religiosa especifica. Mais de 80% da população afirma não ter qualquer afiliação religiosa: os que têm são maioritariamente budistas.
Hanói é a capital, e a azáfama da cidade faz-se de mercados de rua, (muitaaaas!) motas, tuk-tuks e buzinadelas! Halong Bay é Património da Humanidade da UNESCO e uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, por isso, tem uma grande afluência de turistas. Igualmente paradisíaco mas mais calmo, e de águas cristalinas, é Bay Tu Long Bay, mais a norte.
O Vietname celebra a 2 de setembro a sua independência da França, declarada em 1945. Em 1940, o Japão invadiu a Indochina Francesa (atual Vietname) ocupado pela França desde o século XIX. A guerra mais devastadora começou em 1954 e terminou em 1975, com os Estados Unidos a liderar. O país serviu de palco para um embate no contexto da Guerra Fria. O exército do Vietname do Norte era apoiado pela União Soviética e no Sul, o exército era patrocinado pelos Estados Unidos, Coreia do Sul, Austrália, entre outros países anti-comunistas. Infelizmente é um país marcado por guerras mas isso não faz dele menos hospitaleiro. Os vietnamitas sabem receber!
Onde ficámos a dormir
Em Hoi An, junto da praia Cua Dai, ficámos no Palm Garden Beach Resort & Spa . No Vietname, em Hoi An, junto da praia Cua Dai, o Palm Garden Beach Resort & Spa é um alojamento que junta diversos restaurantes, piscinas, quartos que parecem casas e ainda nos dá boleias gratuitas até ao centro histórico de Hoi An. Uma forma de ter o luxo, com o ar de maresia, e continuar a fazer as suas visitas pelo lindíssimo Vietname.
Dicas para a sua viagem ao Vietname
O autocarro nocturno é das melhores formas de viajar dentro do país, é bastante barato e confortável, pois dá para fazer a viagem deitado de pernas esticadas – Há bastantes roubos por esticão, por isso não ande com o passaporte consigo, mas sim com uma cópia do mesmo. Coisas de valor, o melhor é deixar nos cofres do hotel – Recomendam um bom seguro de viagem – Não existe representação diplomática no Vietname, algum assunto terá de ser tratado na Embaixada de Portugal em Banguecoque (Tailândia). – Tráfico de droga é severamente punido, inclusive com pena de morte. Transportes de certos medicamentos, a mesma situação. – A rede telefónica fora da capital não é muito eficiente.
Curiosidades sobre o Vietname
Son Doong é a maior gruta do mundo com 200 metros de altura, 150 de largura e tem 9km – Existem conhecidas duas múmias vietnamitas: Tran Thi Hieu, uma aristocrata, e de Ho Chi Minh, o presidente comunista venerado pelo povo – Pho, a sopa de noodles de arroz com carnes e vegetais, é consumida tanto ao pequeno-almoço, almoço ou jantar – A tradição de tingir os dentes de preto ainda existe! O objetivo é conservá-los e protegê-los das cáries. Essa pasta é feita de resina de secreções de inseto, extrato de limão e álcool de arroz. – Non La é o icónico tradicional chapéu em bico. Não é exclusivo ao Vietname mas é onde se encontram em maior abundância – Em Da Nang, uma cidade portuária, decoram uma ponte (de meio quilómetro) com um dragão que, nas celebrações, cospe fogo! – Os Vietnamitas crêem que são descendentes do dragão Lac Lon Quan e da fada Au Co.
Capital: Hanói
Área: 331,212 km2
População: 96 milhões
Língua: Vietnamita
Moeda: Dong vietnamita (VND)
Fronteiras: República Popular da China, Laos, Camboja, golfo da Tailândia, e a leste e sul com o mar da China Meridional
Sistema Político: sistema de partido único
Religião: maioria (cerca de 80%) não se identifica com uma crença especifica; os restantes são budistas
Horário: + 7h que em Portugal continental; + 10 que em Brasília Clima: no sul, tropical; no norte, chuva e calor de Maio a Setembro, quente e seco de Outubro a Março.
Visto: para cidadãos brasileiros e portugueses, estadias até 30 dias é necessário um “e-visa” (visa eletrónico); passaporte com validade de 6 meses.
Gastronomia: Goi Cuon, crepes (de arroz) com vegetais, camarão ou carne de porco, como recheio; Banh mi, baguete com vários recheios; Banh xeo, panquecas vietnamitas – com vários recheios possíveis – fritas e embrulhadas em papel de arroz; Bun cha, espetadas de porco no churrasco; Pho, sopa de noodles de arroz com carne e vegetais. *Fonte:Revista Pelo Mundo; Fotos: ©-Viaje-Comigo/Divulgação.