As noites musicais no Largo do Cruzeiro do São Francisco têm movimentado com boa música um dos pontos turísticos mais bonitos do Centro Histórico. De segunda a sábado atrações de qualidade se apresentam para o público que pode curtir com todo conforto os shows sentado às mesas dos restaurantes Boteco do Pelô, Cuco Bistrô, Maná Grill e Odoyá, que patrocinam as apresentações, ou na frente do palco, para dançar forró ou sambar, bailar com ritmos latinos e ouvir um chorinho de primeira. Todos os artistas se apresentam das 18h às 21h. Esta semana tem shows de forró, ritmos latinos, samba, sertanejo, chorinho, axé e samba-reggae. Se apresentam Gel Barbosa, Luisito Gutierrez, o grupo Gente do Choro, Aline Souza, Claudya Costta e Tom Dantas. Confira a programação dia a dia :
Segunda-feira, dia 28 de março – FORRÓ
Que tal curtir um forró de primeira qualidade, em plena segunda-feira, num lugar lindo e tranquilo? Quem faz o convite é Gel Barbosa, produtor musical, compositor, cantor, arranjador e sanfoneiro, que já tocou com artistas como Elba Ramalho. Considerado um dos melhores sanfoneiros nordestinos da atualidade, fez participação no primeiro CD solo do cantor sueco Thomas Eby, tocou no CD Obatalá, onde participaram artistas como Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Alcione, Marisa Monte e Jorge Ben. Hoje Gel Barbosa divide seu tempo também entre gravações e produção musical de diversos gêneros musicais como forró, choro e frevo.
Terça-feira, dia 29 de março
SALSA, MERENGUE, CUMBIA, RITMOS LATINOS
Luisito Gutierrez, que é cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical promete colocar todo mundo para dançar em seu shows repleto de salsa, merengue, reggaeton, bachata, bomba, cumbia, entre outros ritmos latinos que não deixam ninguém ficar parado. Peruano, Luisito reside em Salvador desde 1998. Em sua carreira acompanhou grupos de música latina em Salvador, como Tropikola (direção musical, piano e voz), Salsalitro (direção musical, piano e backing vocal), Improviso Latino (piano e backing vocal), além de participações em orquestras de Salsa em São Paulo.
Quarta-feira, dia 30 de março – CHORINHO
O Gente do Choro é o grupo mais tradicional do choro da Bahia, formado por Carlinhos do Bandolim, Dudu Reis (cavaquinhos), Natan Drubi (violão sete cordas) e Pedro Calil (pandeiro). No repertório, choros tradicionais brasileiros, bem como composições autorais inspiradas neste gênero totalmente nacional. O grupo Gente do Choro tem mais de 20 anos de trabalho musical. É, certamente, o grupo atuante mais antigo de Salvador, talvez até da Bahia. À frente do grupo, Carlinhos do Bandolim que, ao lado do saudoso Pedrinho do Pandeiro, formou o Gente do Choro. A princípio, era apenas uma “brincadeira musical”. Vários músicos se reuniam num ponto do bairro da Liberdade e tocavam, deixando a animação e o prazer tomar conta dos presentes, na tradicional roda de choro. Hoje, o Gente do Choro possui CD gravado e está fortemente inserido no cenário musical baiano, por elevar astral e contagiar a todos com o seu ‘tempero musical” único.
Quinta-feira, dia 31 de março – SAMBA DE RAIZ
Aline Souza é cantora e compositora nascida em Salvador. Começou a cantar na sua igreja aos três anos de idade. Dos sete aos 14 anos participou de festivais de música como os realizados pelo SESI e pelos Correios, sempre ganhando competições. Em 2016, participou do Iluminados, quadro do Domingão do Faustão, onde foi a primeira finalista. Gravou um EP “Meu Samba” com cinco músicas autorais. Viajou para o Qatar- Doha onde cantou por um ano no restaurante brasileiro “Ipanema”. Voltando de lá em 2018, continuou cantando em bares, restaurantes e eventos em Salvador. Em 2020 participou do “The Voice Brasil”, da Rede Globo, onde cantou “A Loba” e fez Iza, Lulu e Brown virarem pra ela. Aline saiu na quarta fase do programa, próximo das finais. Aline Souza tem um trabalho autoral que está disponível em todas as plataformas digitais, e também tem clipes no seu canal do YouTube alinesouzacantora.
Sexta, dia 01 de abril – SAMBA, AXÉ E SERTANEJO
Claudya Costta encanta por onde passa, interpretando canções autorais e grandes sucessos da música negra brasileira. Ela é a voz feminina do Cortejo Afro, já recebeu prêmio de melhor intérprete no Festival de música Negra no Ilê Aye, fez participação no Olodum, Muzenza, além de puxar o trio principal da Mudança do Garcia, nas segundas de carnaval. No carnaval 2020, fez homenagem, em vida, ao grande mestre do Samba, Riachão, onde cantaram juntos a canção, Cada Macaco no seu Galho. Já dividiu palco com grandes nomes da MPB como Margareth Menezes, Daniela Mercury, Mariene de Castro, Martinália, Preta Gil, Luiza Possi e abriu Show para Carlinhos Brown e Sandra de Sá, no Ilê Ayê.
Sábado, dia 02 de abril
AXÉ, SAMBA-REGGAE E FORRÓ
Natural de Itabuna, Bahia, Tom Dantas (foto) morou na França por 16 anos, onde se apresentou em casas de shows da capital e bares de Paris. O cantor já residiu em outros países europeus e asiáticos, como Dinamarca, Suíça e Emirados Árabes quando ainda atuava como jogador de futebol. Desde pequeno esteve envolvido com música: seu pai tinha uma escola de samba em Itabuna. Mas, foi nos gramados que a história de Tom começou a ser escrita. Com 22 anos se mudou para Paris com a proposta de jogar futebol profissionalmente e jogou muito, mas, por conta de uma lesão grave, precisou abandonar as chuteiras e recomeçar nos palcos.
Em Paris, o cantor já abriu show para grandes nomes da música brasileira como, Maria Rita, Leonardo, Só Pra Contrariar, Fabio Junior e foi convidado por Pablo “do Arrocha” para se apresentarem juntos na capital francesa, sendo de grande importância para início da carreira. Seu primeiro EP“Xá Lá Lá”- as músicas ultrapassam a marca de um milhão de visualizações no canal oficial do artista no YouTube – foi lançado em 2018. Os seus vídeos clips no YouTube também tem grande visibilidade. Nas redes sociais Tom Dantas entre o Instagram e o Facebook tem mais de 30 mil seguidores.
Atualmente o cantor se dedica a divulgação e do seu novo álbum “DVD Tom Dantas ao Vivo in Paris”com composições de sua autoria como “Toque Divinal”, “Oxumaré” e “Xa Lá Lá”e releituras de músicas conhecidas a exemplo de “Belle de Jour” e “Asa Branca”. Decidido a voltar morar no Brasil, morar em Salvador, Tom Dantas não perdeu tempo e fez em homenagem a Bahia a canção “Terra da Alegria”, um samba reggae falando das nossas belezas. Esse é Tom Dantas, cheio de swing, baianidade, musicalidade, cadencia e axé. Em seu show composto de uma super banda e bailarinos, você vai se encontrar na dança e no carisma do comandante Tom Dantas.
Serviço:
Segunda-feira – dia 28.03, a partir das 18h – Gel Barbosa
Terça-feira – dia 29.03, a partir das 18h – Luisito Gutierrez
Quarta-feira – dia 30.03, a partir das 18h – Gente do Choro
Quinta-feira-feira – dia 31.03, a partir das 18h – Aline Souza
Sexta-feira – dia 01.04, a partir das 18h – Claudya Costta
Sábado – dia 02.04, a partir das 18h – Tom Dantas