Roda Gigante, oceanário e aquário serão futuras atrações de Salvador para atrair turistas

Por Cleusa Duarte

Colorida, cosmopolita e plural, Salvador é um atrativo para turistas de todos os lugares do mundo. Porém com a pandemia do coronavírus, os dois últimos anos foram extremamente difíceis para o setor, isso não impediu ações e investimentos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Somente no Centro Antigo foram investidos cerca de R$400 milhões, mas em toda a cidade pode se observar o número de novos equipamentos visando ampliar a estadia dos visitantes e trazer novidades aos soteropolitanos.  Em breve a capital baiana terá a sua roda gigante, um oceanário e um aquário.

Na região do porto de Salvador será instalada uma Roda Gigante para o lazer de baianos e visitantes. Foto: Rosilda Cruz

 

“Desde 2014 na gestão de  ACM Neto o pensamento da prefeitura é investir e dotar Salvador de equipamentos diferenciados na cidade para ampliar a permanência do turista. O prefeito Bruno Reis vem dando continuidade a esse trabalho. São equipamentos com tecnologia  de ponta com  interatividade como na  Casa do Rio Vermelho , o Farol da Barra, Fortes  São Diogo  e Santa Maria, Casa do carnaval inaugurada em 2018 e agora Cidade da Música.  Este ano iniciamos a requalificação do casarão branco ao lado da Cidade da Música que vai abrigar  as histórias de Salvador, o arquivo da cidade . Iniciando também a requalificação do mercado modelo. Somente no Centro Antigo o investimento está na ordem de cerca de R$400 milhões” , declara Antonio Barretto Júnior, diretor de turismo da Secult.

Entre as melhorias  estão  requalificações e obras de novos atrativos, expansão e melhorias  no Terreiro de Jesus , Praça Castro Alves, Av 7, Praças, Av  Miguel Calmon, arquivo municipal, Doca 1 que será entregue durante o aniversário da cidade,   o polo de economia criativa, maior polo de startups da cidade, reconstrução da escultura de   Mário cravo no Comércio,  além da requalificação de dois trechos da orla em Ipitanga e Praia do Flamengo. Teve ainda a obra do  caminho da Fé que vai do Santuário da Santa Dulce dos Pobres até o Bonfim. Abrange a Baixa do Bonfim, Largo do Bonfim , a própria Igreja e ainda a ponta de Humaitá e a Praia da Boa Viagem . Outra requalificação no Centro Antigo foi a do   Elevador do Taboão. Estas ações foram realizadas nos últimos cinco anos.

E os investimentos e novidades não param, Salvador terá a sua Roda Gigante panorâmica, na região do porto de Salvador, um oceanário na praia de Patamares e um Aquário no forte de São Marcelo, estes dois últimos com parceria da iniciativa privada..

Barretto destacou também que mesmo durante a pandemia as ações do turismo nunca pararam, “não paramos nosso planejamento em nenhum minuto. Na pré retomada tivemos ações estruturantes, quatro  campanhas online de divulgação dos destinos de Salvador e procuramos manter a capital baiana no imaginário das pessoas Na retomada lançamos um clipe com o Olodum com a música ‘vem meu amor’ mostrando que estávamos preparados para receber os turistas dentro de todos os protocolos sanitários”.

Com a reabertura em março de 2021 a prefeitura lançou campanhas e chamou o trade para o recomeço, “lançamos a campanha de verão muito forte mostrando o sol e a praia que é um apelo forte além da sua história e cultura, gastronomia ‘prefiro calor, prefiro Salvador’. Durante esta campanha focamos na capacitação de agentes de turismo  em parceria com a ABIH. Visitamos onze cidades captando turistas como São Paulo,Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Sul do país. Nesses mercados apresentamos atrativos turísticos e culturais. Foram 650 agentes de viagens capacitados,  nos últimos quatro anos. Firmamos contrato  de patrocínio com a Salvador Destination voltada para capacitação de eventos, incluindo científicos. O Salvador Destination congrega o trade turístico como hotéis, operadoras de viagens e receptivos como bares e restaurantes. Temos agora um Centro de Convenções”.

Segundo Barretto, o novo centro de convenções é de suma importância para a movimentação econômica de Salvador, “tivemos um período sombrio sem centro de convenções causando um impacto econômico financeiro em nossa cidade em cerca de R$2,2 bilhões de perdas de receitas”. Sobre turistas, o foco da prefeitura,  ainda neste primeiro momento, são os visitantes nacionais devido a quantidade restrita de voos internacionais.

Em relação a Marketing digital a prefeitura de Salvador investe cerca de R$5 milhões por ano  e em ações de capacitações são cerca de R$800mil  a um milhão de reais. Em trabalho integrado, uma verba significativa da Secretaria de Comunicação (SECOM)  tem sido dedicada  para a divulgação do destino Salvador. *Fonte: Tribuna da Bahia.

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