Por Zaqueu Rodrigues
De volta ao formato presencial, feira apresenta o recém-criado Comitê da Diversidade.
“Se, historicamente, o turismo foi movido pelo interesse nas diferenças, é urgente e necessário que estas diferenças também se manifestem na condução dos negócios e nas decisões do setor”. É o que aponta o Manifesto pela Diversidade lançado pela WTM Latin America nesta terça-feira por meio do Comitê da Diversidade.
O Comitê da Diversidade estreia sob a condução de sete lideranças do turismo brasileiro e com o objetivo de debater e implantar ações sobre diversidade e inclusão no turismo brasileiro, identificar e atender as principais necessidades comportamentais do mercado e promover o diálogo sobre os temas.
O manifesto pela Diversidade e Inclusão no turismo apresenta, entre outras diretrizes, a defesa do turismo como referência na adoção de políticas de diversidade; a ampliação de empresas comprometidas com as responsabilidades social e ambiental; e o mapeamento das desigualdades e barreiras de acesso aos empregos no setor.
O documento foi apresentado no espaço de Diversidade e Inclusão, que abrigará uma série de painéis sobre o tema até o final da feira. No texto, que será aberto ao público, o Comitê de Diversidade da WTM Latin America reforça que é preciso mais do que vontade para tornar o setor mais representativo. “É necessário que haja compromisso. Em nome da WTM Latin America manifestamos o nosso compromisso com os ideais de um mundo em que todos sejamos livres, felizes e respeitados”.
“A gente tem o objetivo de pelo menos conseguir trazer a discussão sobre a diversidade para todas as esferas da feira, orientando os expositores, sempre na linha da sensibilização. Na equipe da feira, por exemplo, a gente tem cadeirantes, pessoas trans…”, explica a professora Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP e integrante do Comitê de Diversidade da WTM Latin America.
Diretor do Hotel Unique e membro do Comitê de Diversidade da WTM, Wellington Melo pontua que o setor de turismo precisa criar ferramentas para que ser mais inclusivo. “Temos que ter as boas intenções transformadas em ações e fazer com que as minorias ocupem seus espaços”.
“Turismo é sobre pessoas. Por isso eu chamei pessoas que eu respeito muito para integrar o comitê. Essas pessoas são inspirações para o turismo. A WTM tem o papel de provocar de forma muito positiva essas mudanças que mostram a realidade do mercado de viagem. Essa realidade é muito diversa”, afirma o diretor da WTM Latin America Simon Mayle.
O Comitê de Diversidade da WTM Latin America é formado por Adriana Cavalcanti, Carolina Stolf, Clovis Casemiro, Mariana Aldrigui, Ricardo Gomes, Rogéria Pinheiro e Wellington Melo.
A WTM Latin America acontece de 5 a 7 de abril no Expo Center Norte – SP
*Fonte: Diário do Turismo