De 20 a 22 de abril, Salvador será a sede do lançamento do World Creativity Festival (Festival Mundial da Criatividade), maior evento integrante do World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade), principal movimento colaborativo de criatividade do mundo. Celebrando o 21 de abril, Dia Mundial da Criatividade e Inovação instituído em 2017 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a capital baiana viverá uma maratona totalmente gratuita de atividades que objetivam reaproximar as pessoas, acelerar o desenvolvimento de novos talentos, visibilizar quem está fazendo a diferença e proporcionar novos conhecimentos e oportunidades profissionais.
As ações ocorrem no recém-inaugurado Doca 1 – Polo de Economia Criativa e no Hub Salvador, localizados no Comércio. Foto: California Media House.
Quatro recortes curatoriais guiam a estrutura da programação: emoções, aprendizagem, diversidade e sustentabilidade. Estas diretrizes se inspiram pelo tema “Celebrar a Vida”, quando se evidencia a necessidade de estimular a energia criativa, capacidade de transformação e a própria alegria após dois anos de pandemia e em meio à crise que ora atravessamos.
A abertura oficial, na quarta-feira (20), a partir das 17h, será no Doca 1. Além da cerimônia com a presença de representantes das entidades realizadoras e parceiras, a fala magna, “Salvador #CidadeCriativa”, ficará a cargo da soteropolitana Monique Evelle, referência em criatividade e empreendedorismo no Brasil. Foto: Mari Cobral.
Fundadora da Inventivos, plataforma de formação de novos empreendedores, ela foi reconhecida pela Forbes, em 2017, na lista de “30 under 30”, dos 30 maiores talentos brasileiros com menos de 30 anos de idade, e depois em 2021, como uma das maiores empreendedoras do país.
Também está no rol do “Linkedin Top Voices”, dos 50 profissionais mais criativos do Brasil pela Revista Wired, dos talentos brasileiros mais promissores da comunicação, marketing e mídia pelo Meio&Mensagem e dos 100 empreendedores do ano na América Latina pela Bloomberg Línea. Aos 16 anos, criou o Desabafo Social, laboratório de tecnologias sociais, e é autora do livro “Empreendedorismo feminino: olhar estratégico sem romantismo”.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
Na quinta e na sexta-feira (21 e 22), uma lista de cerca de 30 palestras de personalidades inspiradoras, masterclasses, painéis de debate sobre empreendedorismo, inovação, educação e sustentabilidade acontecem durante todo o dia, a partir das 9h da manhã. Em paralelo, performances artísticas e ambientes de convívio se apresentam aos participantes e, todas as noites, shows de artistas que representam a nova música feita na Bahia fecham a agenda.
Entre os destaques do dia 21 no Doca 1, estão a masterclass “Gestão de Comunidades” (9h), com o gestor Rodrigo Schmitt (foto/divulgação); os painéis de debate “Audiovisual: criando novas narrativas” (10h) e “Gastronomia ancestral” (11h); a masterclass “Tecnologia para salvar o mundo” (14h), com Anna Luísa Beserra, jovem cientista e empreendedora social, que atua para democratizar o acesso à água e saneamento no mundo através de tecnologias inovadoras e acessíveis; e o talk “Inovação social: diversidade e inclusão”, com Itala Herta, consulta e empreendedora social, fundadora da DIVERSA, plataforma de aprendizagem, investimento e conexão focada em mulheres empreendedoras e intraempreendedoras.
Nesta mesma data, no Hub Salvador, estão confirmados o painel “Negócios sociais e criativos” (10h), que reunirá Paulo Henrique, especialista em negócios sociais e criativos, fundador da primeira Incubadora de Negócios Sociais da Bahia, e Iago Santos, CEO do Traz Favela e mentor do WFBRasil, referência em empreendedorismo na favela; e o talk “Economia criativa na Bahia” (15h), conduzido pelo Observatório da Economia Criativa da Bahia.
Na lista do dia 22, destaques no Doca 1 para a masterclass “Empreendedorismo em comunidades: transformando vida a partir dos propósitos” (9h), com Hizan Silva e Pedro Batalha, criadores da marca de roupas Dendezeiros; os painéis “Tecnologia Black” (10h) e “Existe mercado musical independente?” (16h); e o talk “Case Pagode por Elas” (11h), com Beatriz Almeida e Joyce Melo, criadoras desta plataforma de conexão, entretenimento e informação das mulheres no pagode. Já no Hub Salvador, vale conferir o painel “Lideranças femininas nas organizações” (10h) e a fala magna de encerramento “Criativismo ESG: ativismo criativo por um mundo melhor” (17h), com Alexis Pagliarini, expert em ESG – Environmental, social and corporate governance (governança ambiental, social e corporativa).
O evento é promovido pela World Creativity Organization, que, em Salvador, se une à Agência Califórnia para a realização do World Creativity Festival, com a parceria institucional da Prefeitura de Salvador. Globo, TV Bahia, Scream Festival, Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), Pitch Week, Espaço Doca 1 e Hub Salvador compõem a lista de parceiros oficiais.
A programação pode ser consultada em www.worldcreativityfestival.com.
SOBRE O WORLD CREATIVITY DAY
O World Creativity Day foi criado no Brasil em 2014, ainda antes da data estabelecida pela ONU, numa idealização portanto visionária de Lucas Foster, um dos maiores especialistas brasileiros em economia criativa. Tornou-se o maior evento colaborativo de criatividade do mundo, espalhando-se em 2022 por cerca de 120 cidades ao redor do mundo, com mais de 1.500 atividades presenciais e online agendadas. O Brasil é país central neste grande evento, com a participação de 92 cidades de todas as regiões entre os dias 20 e 22 de abril, de forma simultânea, através do engajamento de milhares de agentes que incluíram suas comunidades nesta rede colaborativa internacional. Mais informações e a agenda completa estão em www.worldcreativityday.com.
World Creativity Festival
Quando: 20 a 22 de abril de 2022
Onde: Doca 1 – Polo de Economia Criativa e Hub Salvador (Comércio)
Quanto: Gratuito
MAIS INFORMAÇÕES
World Creativity Festival: www.worldcreativityfestival.com
World Creativity Day: www.worldcreativityday.com
Instagram World Creativity Day: www.instagram.com/worldcreativityday