MICE Curitiba: Guia para atrair eventos de negócios é lançado

Curitiba inova e sai na frente mais uma vez. Diversos players do setor de eventos da cidade se uniram de forma colaborativa e criaram um projeto focado em expandir os eventos de negócios, como congressos, convenções, conferências, viagens corporativas, mostras e exibições. Graças a uma parceria entre entidades privadas e o poder público municipal, capitaneada pelo hub de marketing Air Promo, que celebra 11 anos em 2022, acaba de ser lançada uma revista impressa e um vídeo para apresentar as qualidades de Curitiba para receber eventos de todos os tipos e tamanhos – além de um guia rápido, que tem o intuito de ajudar na organização de atividades desse nicho.

              Rua XV de Novembro em Curitiba, durante o Natal. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

O evento de lançamento aconteceu no Hard Rock Cafe Curitiba – maior cadeia de restaurantes temáticos do mundo – e contou com a presença do prefeito Rafael Greca, da presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, dentre outras autoridades, convidados e imprensa.

O que é MICE?

O projeto é batizado de MICE Curitiba, que denomina uma parte do turismo que busca criar eventos de qualidade para oferecer experiências inesquecíveis para as pessoas. Essa expressão é uma sigla internacional para Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions (Encontros, Incentivos, Conferências e Exibições). “Aqui no Brasil, MICE é popularmente conhecido como Turismo de Negócios e Eventos. Esse segmento se tornou um grande propulsor da economia nacional, chegando a movimentar R$ 305 bilhões, quase 5% do PIB do país”, explica o diretor de relações institucionais e novos negócios da Air Promo, Rafael Maia, principal entusiasta do projeto.

No mundo, de acordo com dados de estudo conduzido em 2018 pela Oxford Economics e parceiros, os eventos de negócios geraram 621 bilhões de dólares do PIB internacional. E a expectativa é de que até 2025 chegue a movimentar 1,44 trilhões de dólares. Isso já considerando os efeitos da pandemia, segundo uma projeção da empresa japonesa Sansa.

Curitiba desponta como capital criativa

Segmento de congressos, convenções, viagens corporativas, mostras e exibições é responsável por movimentar R$ 305 bilhões no Brasil; Capital paranaense está entre as cidades com melhores oportunidades e infraestrutura completa. Foto: Renato Soares, da Agencia de Notícias do Turismo/Divulgação

 

 

A capital do Paraná desponta como um destino perfeito para eventos de negócios. As razões são várias, como explica Maia: “Curitiba tem uma paisagem urbana atrativa, uma infraestrutura poderosa de hospedagem e espaços de exposição, redes de gastronomia e lazer, uma mobilidade facilitada que ganha em disparado de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, e uma mão de obra que sempre busca a excelência”, avalia.

As provas são inúmeras. No audiovisual, por exemplo, a capital paranaense tem sido o cenário preferido de produções nacionais e internacionais da Renner, Sadia, Instagram, Grupo XP, Netflix, Doritos e Volkswagen. A cidade também é lembrada pelos excelentes profissionais formados ou nascidos aqui, sejam diretores, atores, produtores ou técnicos. Nos últimos tempos, dois grandes nomes locais têm chamado atenção até internacionalmente. É o caso do diretor Marcos Jorge, celebrado pelo filme “Estômago” e pela recente série documental sobre o assassinato de Celso Daniel, e do diretor baiano radicado em Curitiba Aly Muritiba, responsável pela série documental “O Caso Evandro” e pelo filme “Deserto Particular”, indicado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais para representar o Brasil no Oscar 2022.

Na gastronomia, Curitiba é conhecida como a capital da cerveja artesanal desde 2017. Embora o município paranaense não seja a cidade com maior número de cervejarias do Brasil, é o lugar onde estão localizadas as marcas mais reconhecidas e premiadas do setor, como Way Beer, Bodebrown, BierHoff, Morada Cia. Etílica, ManiacsDum e Bastards.

A cidade é casa também do Congresso Internacional de Felicidade, que reúne os melhores palestrantes do mundo em filosofia, espiritualidade, ciência e arte, e, desde 2021, promove o Natal brasileiro com a maior programação gratuita. Na última edição, foram 53 atrações, com feiras temáticas, vilas natalinas, voos de balão, carrossel gigante, circuitos de luzes, desfiles, apresentações diversas e decorações personalizadas.

Sem falar no Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, do Festival de Teatro de Curitiba, que completa 30 anos como a maior vitrine de produção teatral do Brasil, e dos escritórios de arquitetura, urbanismo e design, locais que são reverenciados por sua produção contemporânea, principalmente em concursos públicos de projeto, como o que resultou na nova estação brasileira na Antártica, concebida pelo Estúdio 41.

Guia para eventos

Evento reuniu setor de turismo e negócios de Curitiba Crédito: Klym Fotografia/Hard Rock Cafe Curitiba

 

A revista MICE Curitiba traz matérias que exploram todas essas riquezas culturais e de infraestrutura que a cidade esbanja, a fim de que curitibanos e não curitibanos possam conhecer mais o potencial de seus espaços e realizar eventos que possam gerar conexões entre marcas e pessoas. Outro destaque é o guia rápido com as principais opções de áreas de exposições, hotéis, lugares históricos, restaurantes, shoppings, teatros, praças e parques, com informações de capacidade, localização e outros detalhes.

Além de ser um dos principais espaços na cidade, a UP Experience (UPX) também é um dos maiores centros culturais, esportivos e científicos do Paraná. Sediada nos campi da Universidade Positivo, no Ecoville, Praça Osório e Praça Santos Andrade, em Curitiba, ela é composta por mais de 300 espaços, entre eles, o Teatro Positivo, o Teatro UP Experience, o Expo Unimed Curitiba, o Centro Esportivo UPX Sports, além de auditórios, biblioteca, clínicas, laboratórios, bosques e muito mais. Com mais de 500 mil metros quadrados, sendo 153 mil metros quadrados de área verde, a UPX é parte indispensável do ecossistema de eventos e turismo do Paraná e do Brasil.

“A cidade é consolidada no segmento de eventos em virtude da concentração de empresas, como centros universitários, centros de negócios e centros médicos, que impulsionam a realização de feiras, encontros e congressos. O turista que vem para cá é muito exigente, o  que qualifica os nossos serviços para atender a qualquer público. Nosso projeto estratégico para Curitiba tem participação da administração pública, sociedade organizada e iniciativa privada”, reforça a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra.

O guia, a revista e o vídeo estão disponíveis gratuitamente no site do projeto.

***Sobre a Air Promo

A Air Promo é um hub de marketing promocional que conecta inteligência criativa com soluções inovadoras para negócios. Especialista em proporcionar experiências marcantes, a agência está há 11 anos no mercado e já realizou eventos em todo o Brasil e na América Latina, acumulando prêmios e clientes de diferentes portes e categorias. Por ano, a agência produz mais de 500 eventos e já atuou com grandes marcas, como O Boticário, Eudora, Volvo, Colégio Positivo, Claro, Coca-Cola, Fiep, Hard Rock Cafe, Frimesa, Euro Import, BMW, Lactec, Rappi, Hospital Erastinho, Hospital Erasto Gaertner, Klabin, Unimed, CNH Industrial, New Holland, Iveco, entre outros.

MICE Curitiba

Telefone: (41) 3029-4300

Site do projeto: micecuritiba.com.br/

Site da agência: www.airpromo.com.br/

Instagram: www.instagram.com/airpromo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *