Cineasta baiano é finalista em festival que homenageia Anselmo Duarte

Por Sílvio César Tudela

O cineasta e fotógrafo Ajurimar Salles é um dos classificados para a grande premiação do Festival Internacional de Cinema Anselmo Duarte (Releitura em 90 Segundos), que acontece em Salto (SP). Único baiano finalista entre dois nordestinos selecionados pelo comitê de premiação, Ajurimar Salles concorre com “Oyá, Orí, Axé”. A mostra pública será realizada nesta quinta-feira, 21 de abril, às 20 horas, na Sala Palma de Ouro, em Salto, cidade onde nasceu Anselmo Duarte há exatos 102 anos e que dirigiu, em 1962, “O Pagador de Promessas”, até hoje o único filme brasileiro vencedor da Palma de Ouro em Cannes.

Destinado a cineastas de países lusófonos e estrangeiros (desde que os filmes contenham legendas em português, quando for o caso), o objetivo do festival foi o de selecionar e premiar filmes de 90 segundos que façam a releitura da filmografia de Anselmo Duarte, valorizando, difundindo e motivando o debate público em torno da obra do cineasta, entremeando os diferentes momentos do cinema brasileiro.

De acordo com os organizadores, ao mesmo tempo, as obras devem proporcionar um espaço para divulgação de trabalhos inéditos, promover novos talentos e fortalecer a identidade cultural do povo brasileiro, além de estimular a formação de público para a sétima arte. O filme selecionado para releitura em 90 segundos, nesta primeira edição do festival, foi “O Pagador de Promessas”, lançado há exatos 60 anos. *Foto: divulgação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *