51⁰ Festival Intercéltico de L’Orient, na França

Por Duda Tawil, texto e fotos, de Paris

A casa de espetáculos e espaço cultural Pan Piper, no 11⁰ distrito de Paris, dirigido pelo dinâmico Frédéric Milland, foi o local escolhido para a coletiva, seguida de dois shows, para o lançamento nacional, na França, da 51a edição do Festival Interceltique de L’Orient, cidade da região da Bretanha, na costa atlântica francesa, que acontecerá durante 10 dias e 10 noites, de muitas atividades, sobretudo musicais, de 5 a 14 de agosto vindouro. No final da mesma, o gaiteiro Iñaki Santienes, proveniente do Principado das Astúrias, no noroeste da Espanha, tocou gaita de fole.
 Das Astúrias, José Manuel Tejedor (gaita de fole) e Juan Yagüe (violão)
O evento reúne todos os anos 800.000 festivaleiros e 4.500 artistas repartidos em 13 palcos. Acontece também a Grande Parada das Nações Celtas pelas ruas da cidade, entre destaques para seu patrimônio cultural, como, por exemplo, curso de bordado, novidade deste ano, e a rica gastronomia local. O festival é dedicado às expressões artísticas, sobretudo musicais, de países onde há tradição e origem celta, povo originário da Europa central, e que se difundiu pelo Velho Continente, em lugares hoje como a Escócia, Irlanda, País de Gales, Cornuália (Inglaterra), a anfitriã Bretanha (noroeste da França), a Galícia na Espanha, a Ilha de Man (no mar da Irlanda) e o Principado das Astúrias (noroeste da Espanha) que será o convidado de honra desta vez. Sem esquecer a sua diáspora mundo afora, como o Brasil, que participou em edições anteriores, a Argentina, a Arcádia (no Canadá), Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.
Da Bretanha, o Ronan Le Bars Group
Alguns artistas e grupos que se apresentarão este ano: Silvia Quesada, Rodrigo Cuevas, Murray Head, Miossec, Carpercaillie e a Orquestra do festival, Gaëtan Roussel, Le Vent du Nord, Celtic Odyssée, Fleuves, Mec Lir, Noon, Elephant Sessions e Llan de Cubel. O presidente do festival é Jean Peeters, e seu diretor artístico Jean-Philippe Mauras.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *