França: 30 anos do Festival de Jardins de Chaumont-sur-Loire

 Por Duda Tawil, texto e fotos, de Paris
 
 
A França festeja neste 2022 o 30⁰ aniversário de um dos seus mais belos e originais festivais, o Festival International des Jardins de Chaumont-sur-Loire, que fica na propriedade, dita “domaine”, criado em 1992 por Jean-Paul Pigeat e que tem há 15 anos como sua apaixonada diretora Chantal Colleu-Dumond. Voltado para a natureza, e para o patrimônio artístico nacional com o Castelo de Chaumont-sur-Loire, dominando o rio de mesmo nome, e para as artes plásticas contemporâneas, o evento atravessa três estações, pois começou em 21 de abril e termina em 6 de novembro. E ele nunca deixou de existir!
O tema desta edição é “O Jardim Ideal”, para o qual artistas plásticos de vários países foram selecionados por um júri para a concepção das suas obras integradas à natureza, ao exterior, ao “seu” jardim, todos com uma bela mensagem acerca de uma “utopia verde” a transmitir aos milhares de visitantes que frequentam o festival. É poético e onírico em todos os sentidos, porém real: a beleza é indescritível!

 

A obra “Bleu 47⁰” é uma ode ao azul e à latitute de Chaumont
O “domaine” tem uma tripla vocação: primeiro, patrimonial pois abriga uma antiga fortaleza transformada com o passar dos anos num castelo renascentista dos séculos XV ao XIX, e é Patrimônio da Humanidade da UNESCO;  depois, artística porque a arte está por toda parte e neste ano também se festeja a 15a edição da sua Saison d’Art, para a criação de hoje, no Centre d’Arts et de la Nature; e por fim, os jardins em si, deslumbrantes. Num só tíquete, o visitante tem uma experiência cultural global, e com certeza, inesquecível!
Desde 2007, é propriedade da Região Centre-Val de Loire.  A novidade para o aniversário deste “trintão” será a inauguração, daqui a algumas semanas, do hotel Le Bois des Chambres (literalmente “O Bosque dos Quartos”), sempre integrando as artes com a natureza. Ele vem suprir a necessidade de alguns visitantes de pernoitarem no local, para melhor desfrutarem da tripla identidade do “domaine”, explicada acima.
Todos os artistas participantes do 30⁰ festival, com Jean Mus e Chantal Colleu-Dumont no centro, e ao fundo o Château de Chaumont
São cerca de 25 projetos de jardins em exposição, na sua maioria concebidos por arquitetos, designers, ilustradores, paisagistas e floristas renomados nos seus países, como Inch Lim, da Malásia; Kathryn Gustafson, e Jason Shinoda, Elisa Read Pappaterra e Stephanie Lin, dos EUA; Carlotta Montefoschi e Niccolò Cau, da Itália; Nicolas Triboulot e Arnaud Mermet-Gerlat, Pauline Larivière, Marine Lecardeur e Matthieu Saunier-Court, Aymeric Dufour e Thibaut Flavigny (ambos da obra “Grenade”, capa desta reportagem), e François Massin-Castan, Édouard Moulin e Lucien Pigeard de Gurbert, da França; e Gaël Lefebvre e Marvin Demaude, dois estudantes da Bélgica, para citar alguns.
O evento principal engloba também outras ações, como o batismo da rosa Meilland Richardier em homenagem ao grande arquiteto de jardins francês Jean Mus, nascido em Grasse, a cidade dos perfumes, na Côte d’Azur, que por sua vez concebeu o seu “Jardim Mediterrâneo”. No fim de semana de 17 e 18 de setembro acontece a 4a edição de “Les Botaniques de Chaumont-sur-Loire”, com palestras e assinaturas de livros; de 7 a 11 de outubro, será a vez da 4a edição de “Quand Fleurir est un Art”, sobre a arte floral; e na Saison d’Art, o brasileiro Henrique Oliveira mostra a sua instalação “Momento Fecundo” na Grange aux Abeilles.
Com o seu restaurante, o hotel Le Bois des Chambres, de 39 quartos, estará totalmente integrado à natureza
A propriedade conta hoje com 860 jardins, e cerca de mais 30 todos os anos! São seis restaurantes, como o Grand Velum, e num deles tem ateliê de arte culinária. Em muito breve, o hotel com um novo restaurante. Ela recebe 500 mil visitas anuais que não param de crescer. Abre 363 dias por ano.
Chaumont está a cerca de 1h30 de Paris, pelo trem saindo da estação Gare de Austerlitz até a pequena estação de Onzain-Chaumont-sur-Loire (www.sncf.com).
Mais informações: www.domaine-chaumont.fr, @Chaumont_Loire /domainedechaumontsurloire

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *