Seminário: saúde mental no Dia do Guia de Turismo

Por Duda Tawil,  texto e foto, de Paris

Com o sugestivo e atual tema “A Saúde Mental do Guia de Turismo na Pandemia: Acolher e Transformar”, o Singtur-BA – Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia, vai comemorar o Dia Nacional do Guia de Turismo, na sua data, amanhã, 10 de maio. O evento acontece das 14h às 18h no Auditório do Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, e espera-se reunir 100 participantes.
Depois, os guias que desejarem, eles que são os anfitriões da capital e do Estado da Bahia, participarão, como tradicionalmente fazem, da missa na Catedral Basílica em louvor ao padroeiro da Cidade do Salvador, São Francisco Xavier, na presença do prefeito Bruno Reis e de toda a Câmara de Vereadores. A missa solene será celebrada pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, às 18h.
O seminário com suas palestras e os palestrantes: “Turismo, Educação e Acolhimento – Um Novo Olhar”, com o professor Biagio M. Avena, do Rio de Janeiro; de Salvador o professor e guia de turismo Albérico Teixeira Filho (Rico) com “Turismo – Tratamento Antiestresse”, também nome do seu livro recentemente lançado; “Salvador, Novos Equipamentos”, com o historiador Rafael Dantas; “Turismo Náutico” com Marcelo Baqueiro Fróes; e “Observatório Baía de Todos os Santos”, com Moysés Cafezeiro. O tema central terá mediação do Sebrae, e o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, fará entrega de camisetas aos participantes, segundo a presidente do Singtur-BA, Rivanete Rodrigues (foto).
Haverá assinaturas dos livros “Turismo, Educação e Acolhimento: um novo olhar”, de Biagio Avena,  e “Turismo: Tratamento Antiestresse”, Rico, que é também instrutor do Senac-BA. O encerramento será na forma de um coquetel oferecido pelo Shopping da Bahia, no final da tarde.
Além desta atividade, o sindicato realizou uma fiscalização preventiva na Praça Municipal.  A ação, também de conscientização para a prática legal da profissão, chamou a atenção para a importância e mesmo obrigatoriedade da contratação de um(a) guia de turismo credenciado no Cadastur para acompanhamentos de grupos e turistas, coibindo a clandestinidade, por exemplo, bem como incentivar a qualidade do serviço oferecido pelos profissionais às agências de viagem e turismo.
A ação se deu durante todo um dia, das 9h às 16h, quando os guias empunharam a faixa “Fiscalização – Faça Turismo Seguro”, aos olhos de turistas e toda a população que por ali transitava. E eles tiveram o apoio do Cadastur, Abav, Sindetur, Deltur e 18° Batalhão da PM no Centro Histórico.
E nesta segunda-feira, dia 9 , das 9h às12h, os guias estiveram em frente à Câmara Municipal de Salvador, com o apoio do vereador Cláudio Tinoco, fazendo um manifesto em prol da aprovação da revisão da Lei de Fiscalização 8899/15, a fim de coibir de vez a clandestinidade no Pelô. Foto:divulgação.
Parabéns a todas e a todos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *