O novo amanhã do Turismo finalmente chegou

 

Por Jefferson Severino

Neste mês de maio, comemoramos o Dia Nacional do Turismo, e, finalmente, podemos dizer que estamos de fato comemorando a data. Pela primeira vez, em dois anos, temos motivos para celebrar. Ao longo desse período de pandemia, fomos resilientes, mesmo com uma mídia nefasta que focava na tragédia nos bombardeando diuturnamente com notícias avassaladoras. Nada de positivo vinha dessa mesma imprensa. Todavia, seguimos acreditando sempre num novo amanhã que finalmente chegou.

Recentemente, dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP) mostraram que o setor de turismo alcançou um faturamento total de R$ 869 milhões no último mês de março, número apenas 2% inferior ao registrado no mesmo mês de 2019 (R$ 890 milhões). Foto: Roberto Castro/MTur

 

Esses dados evidenciam o quanto todo o trade turístico foi resiliente e se manteve firme mesmo diante de tantas adversidades para que, em breve, pudéssemos retomar as perspectivas de recuperação. As boas notícias do turismo não param por aí. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Atividades Turísticas no país acumula um aumento de 29% no primeiro bimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021.

 

 

Os destaques são os setores de transporte aéreo de passageiros, hotéis, locação de automóveis, restaurantes e transporte rodoviário coletivo de passageiros. Foto: David Rego Jr.

 

No último domingo (8), o Dia Nacional do Turismo, também comemoramos o Dia das Mães. E a movimentação nos setores de bares e restaurantes foi de 40% de aumento em todo o país, se comparada ao ano passado, voltando então aos níveis pré-pandemia. Este resultado é atribuído à força que o setor teve para se reinventar e a fatores como o fim de restrições devido à Covid-19, a partir do avanço da vacinação, importante papel do governo federal, que também merece aplausos.

Segundo o Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, o setor de turismo também é responsável por gerar 150 mil empregos em fevereiro. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), metade de todas as vagas são com carteira assinada. O turismo doméstico começou a compensar as perdas na pandemia – uma conta negativa de R$ 485 bilhões, de acordo com a CNC. Fato é que os números já se assemelham aos níveis pré-pandemia.

“E, com a saudade que todos os brasileiros estão de viajar, passear com a família e experienciar novos momentos, com certeza avançaremos ainda mais nesses números. O meu compromisso é com o Brasil, com todo o setor turístico e de alimentação. Nós não soltamos nossas mãos nas horas de perdas, quedas e lutas e, agora, no recomeço, nos manteremos de mãos dadas, firmes e fortes. Dias melhores chegaram e o sol brilhou no fim da tempestade. Afinal, não é à toa que o turismo é consolidado como um dos principais setores econômicos brasileiros. Nós somos gigantes e, assim como em qualquer outra adversidade, saímos mais fortalecidos ainda”, conclui Sampaio (foto).

Cataratas do Iguaçu

De fato grandes exemplos não faltam, tanto que o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, Maravilha da Natureza, apresentou recuperação de 57% da visitação no primeiro quadrimestre de 2022. De 1º de janeiro a 30 de abril, o parque recebeu 390.073 pessoas, contra 676.386 visitantes no mesmo período de 2019, quando a unidade de conservação registrou sua melhor marca de visitação turística de todos os tempos. Já no comparativo isolado do mês de abril, a recuperação é ainda mais significativa. Durante os 30 dias, o atrativo natural recebeu 111.127 visitantes, que aponta para uma recuperação de 76% no comparativo com o mesmo mês do ano de 2019, quando 145.193 pessoas visitaram o Parque Nacional do Iguaçu. *Fonte: Turismo Online; demais fotos, divulgação.

 

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