1 – Escolher um resort sem olhar o nível das pistas
Se essa vai ser a sua primeira viagem para esquiar é provável que você não saiba esquiar. Então, é importante escolher um resort com pistas para iniciantes. Um lugar com pistas muito desafiadoras pode ser a senha para frustração de quem está começando (sem falar no risco de acidentes).
2 – Esquecer de comprar o passe do lift (bondinho) com antecedência
A primeira coisa que você tem que checar é se a sua reserva já inclui o passe do lift, aquele “bondinho” que leva até o alto da montanha. Comprar com antecedência, além de ser mais barato, garante sua vaga caso o número de passes se esgote. Outra dica é reservar as aulas para aprender a esquiar logo nos primeiros dias.
3 – Não planejar qual roupa levar e qual alugar
Embora seja possível alugar quase todas as roupas de frio e equipamentos nas estações de esqui, é bom pensar um bem antes de tomar essa decisão. Como é sua primeira viagem, não vale a pena investir muito dinheiro em equipamentos. Óculos escuros, um bom casaco e roupas térmicas são compras que você poderá usar em outras viagens para lugares frios, mesmo que sem ser para esquiar. Esse raciocínio vai ter ajudar nas decisões do que alugar ou não.
4 – Achar que basta comprar um casaco
Por não termos a cultura do frio, geralmente não sabemos como nos vestir nestes lugares. Para enfrentar o frio a melhor tática não é comprar um casacão super grosso. O segredo é usar roupa em camadas. Em geral a primeira camada é de uma roupa térmica (que custa bem pouco em magazines populares no exterior), seguida de uma camada mais grossa (um blusão de lã, por exemplo) para finalmente vir um casaco a prova d’água, que evite que a neve derretida entre na sua roupa.
5 – Alugar esquis do tamanho errado
Botas de esqui não são como tênis. Se o seu pé está se mexendo dentro dela, ela está grande para você. E depois de um dia inteiro esquiando com o calçado errado, o resultado será um pé cheio de machucados e bolhas. Perca um tempinho a mais para ter certeza que encontrou a bota que encaixe de maneira perfeita no seu pé.
6. Esquecer de levar alguns lanches e água
Se você vai ficar o dia inteiro fazendo uma atividade física altamente desgastante é bom lembrar de levar água e comida. Isso também vai te ajudar a economizar, já que estes itens na montanha costumam ser caros. Chocolates são ótimas fontes de energia, assim como barras de proteína e cereais.
7. Esquecer o protetor solar
Um erro muito comum é esquecer de se preparar também para o sol. Apesar de não parecer, o sol na montanha pode queimar até mais do que na praia. Isso porque a luz solar reflete na superfície branca da neve e o resultado pode ser o rosto vermelho (com a marca do óculos de sol) no fim do dia. Então não esqueça do protetor solar, que deve ser reaplicado ao longo do dia.
8. Achar que você é craque depois de algumas aulas
Bem, essa é autoexplicativa. Depois de algumas aulas e de aprender os movimentos básicos, pode parecer que você “pegou a manha” e está pronto para descer a pista mais difícil da região. Vá com calma, respeite sua caminhada e suba de nível aos poucos. Acidentes podem acabar com a sua viagem!
9. Esquecer de fazer um seguro saúde
Esportes de neve não são cobertos pela maioria dos seguros de viagem convencionais, justamente pelo risco aumentado de acidentes. Contrate um seguro com cobertura específica para esportes de neve para fazer uma viagem tranquila. *Demais fotos: divulgação.
*Fonte: Revista Pelo Mundo/Melhores Destinos