Por Duda Tawil, de Paris
Um dos maiores pianistas de jazz de todos os tempos, chamado de “lenda viva”, o compositor americano Fred Hersch fez uma temporada de quatro shows, semana passada, numa das casas mais bonitas da Cidade Luz, o cabaré histórico e club de jazz Le Bal Blomet, no 15⁰ distrito. Todos os shows foram diferentes, com formações diversas, e repertório também. Lotação esgotada com antecedência, e na última noite foram duas apresentações, pois fez uma extra! Foto- divulgação.
Os shows se intitularam “Com Natalie Dessay”, “Breath by Breath”, “O Brasil de Jobim” e “Com Avishai Cohen” (este, o bis). O primeiro, com a convidada especial, a cantora Natalie Dessay; o segundo é o título de seu mais recente álbum, lançado em janeiro deste ano pela Palmetto Records, e também do show com seu trio formado por Clemens Van Der Feen no baixo e Jonas Burgwinkel na bateria, mais o Desguin String Quartet; o quarto e último com o grande trompetista Avishai Cohen.
A terceira noite tinha tudo a ver com o Brasil, nomeada “Le Brésil de Jobim”, e foi um encanto! Para além do magnífico repertório de Tom – ‘Desafinado”, “Retrato em Branco e Preto”, “Brigas Nunca Mais”, “Luiza”, “Corcovado”, e muitas outras -, o excelente trio formado por ele e o clarinetista francês Stéphane Chausse e o percussionista brasileiro Adriano Tenório tocou Guinga, Egberto Gismonti, Hermeto Paschoal, Pixinguinha, o choro “Doce de Coco” de Jacob do Bandolim e músicas autorais de Hersch. Ele voltou duas vezes ao palco para o bis.
Sergipano de Aracaju, residindo em Paris desde 2009, Adriano roda o mundo acompanhando grandes artistas, aliás, como ele próprio. É um virtuose que aos 10 anos de idade começou como trompetista na sua cidade natal, e no Conservatório de Aracaju, com o arranjador, educador e maestro Hugo Sanbone. Ele é virtuose. Passou por Salvador, onde tocou com vários artistas, e na Europa morou de 2002 a 2007 em Barcelona. A sua agenda está completa para o verão europeu, que começa em breve. Avante!
Mais informações: www.fredhersch.com e www. balblomet.fr