Portugal ocupa agora a 6ª posição no ranking europeu dos países que mais recebe e organiza congressos e convenções (era 7º em 2019). No ranking mundial, passa do 10º lugar que detinha em 2019 para a 7ª posição.
Esta é a conclusão do último relatório da Associação Internacional de Congressos e Incentivos (ICCA), relativo a 2021 e agora divulgado.
Lisboa continua no ‘top ten’ europeu e mundial, mantendo o 2º lugar em ambos os rankings, e o Porto acompanha esta consolidação do país e sobe em ambas as classificações, ocupando a 14ª posição na tabela europeia e 16ª na mundial. Foto: Nelson Rocha/Portal Turismo Total.
Com o objetivo de projetar a imagem do país e criar atratividade ao longo de todo o ano e ao longo de todo o território, a captação de congressos e eventos internacionais tem sido uma prioridade estratégica do Turismo de Portugal.
No total, desde 2016, o Programa de Captação de Eventos Corporativos e Congressos Internacionais captou 347 novos congressos para Portugal. Em 2020 e 2021, apesar do contexto vivido, este programa conseguiu trazer para Portugal 30 eventos e congressos internacionais.
Por outro lado, tendo como enquadramento o recente modelo de apoio à captação de eventos Associativos/Corporativos no âmbito do Programa Portugal Events, encontram-se já captados em 2022, 73 congressos internacionais/nacionais em todo o país.
*Fonte: Publituris/pt