Nada como estar em contato com a natureza, para sentir as energias renovadas e se auto conectar com consigo mesmo. Por sorte, você não precisa ir tão longe, pois o Brasil é o local perfeito para a prática do ecoturismo. Afinal, o que não falta são destinos brasileiros para curtir tudo o que a natureza tem a nos oferecer.
Donos de uma enorme biodiversidade, nosso país através de várias diferenças climáticas e variações ecológicas, nos proporciona inúmeros locais de florestas tropicais e semi-áridas, planícies, cerrados, caatingas, campos, bosques, montanhas, bem como extensas faixas litorâneas de inúmeras praias com dunas, falésias, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.
São tantas paisagens de tirar o fôlego, que fica até difícil escolher para onde viajar. Mas se você é dessas pessoas que preferem desbravar as terras brasileiras, não vai precisar ir até a Floresta Amazônica ou o Pantanal Mato-grossense para curtir belezas naturais do nosso país.
Selecionamos 4 destinos brasileiros para curtir o ar puro da floresta que oferecem cenários tão surpreendentes e deslumbrantes quanto os destinos acima.
Confira a nossa lista abaixo e comece a programar a sua próxima viagem!
Bonito – Mato Grosso do Sul (MS)
Bonito é uma cidade no Mato Grosso do Sul que proporciona total imersão na natureza. Certamente é um dos destinos brasileiros perfeitos para curtir o ar puro da floresta e praticar o ecoturismo em sua totalidade.
Ela fica a 265 km de Campo Grande, capital do estado e já foi eleita o melhor destino para ecoturismo no Brasil pelo Prêmio Viagem e Turismo.
Toda a região é perfeita para quem gosta de se aventurar na mata, fazendo caminhadas, atravessando rios para chegar a cachoeiras, lagoas e cavernas de beleza inigualável ou outras atividades esportivas.
São muitas as opções de passeios: flutuação em rios cristalinos, banhos de cachoeira, mergulho em cavernas submersas, rafting em corredeira, trekking, rapel.
O mergulho de snorkel no Rio da Prata, por exemplo, é um dos mais famosos. Outra atração inesquecível é o passeio até a Gruta da Lagoa Azul, que possui piscinas naturais deslumbrantes.
Há ainda trilhas guiadas até a Cachoeira da Boca da Onça e a Lagoa Misteriosa.
Tudo com infraestrutura turística bem organizada, a fim de preservar ao máximo o meio ambiente. É a viagem ideal para se fazer em família, em dupla, a sós ou acompanhado de amigos.
Para fazer orçamentos e reservas, você pode visitar o site da agência.
Foz do Iguaçu – Paraná (PR)
As Cataratas do Iguaçu são uma experiência incrível e sem igual. A magnitude dessa expressão de força da natureza pelas quedas d’água é de uma amplitude que arrepia e impressiona qualquer um que se depare com ela.
Elas ficam localizadas no Rio Iguaçu na Divisa do Brasil, Argentina e Paraguai, e costumam receber mais de 1 milhão de visitantes ao ano, do mundo todo.
O conjunto possui 275 quedas d’água, sendo que algumas medem cerca de 90 metros de altura –, um verdadeiro espetáculo das águas e biodiversidade, que pode ser acessado por trilhas, passeios de bote e barco com guias.
A cidade de Foz do Iguaçu também encanta a todos pelas diversas opções de ecoturismo. O Parque Nacional do Iguaçu, por exemplo, oferece passeios por trilhas, caiaque e bicicleta, além de outros esportes radicais.
O destaque fica por conta da trilha das bananeiras, que é mais tranquila e acessível. São 2h30 de caminhada até a Lagoa do Jacaré, onde é possível fazer um passeio de caiaque pela parte mais alta do Rio Iguaçu.
Já a Trilha do Poço Preto é mais longa (9 km), que pode ser percorrida a pé, de bicicleta ou com carrinhos elétricos pelo parque.
Para os mais aventureiros, há ainda opções para saltar de parapente, fazer rapel avistando as cataratas ou fazer arvorismo.
Nobres – Mato Grosso (MT)
Nobres está localizada a 124km de Cuiabá, capital do Mato Grosso, uma região que pertence ao município de Bom Jardim.
Comparado a todos os outros destinos brasileiros para curtir o ar puro da floresta, é um destino bem mais pacato, mas também marcado por rios de águas transparentes e paisagens deslumbrantes de natureza praticamente intocada.
Ao visitar o local, já fique sabendo que as hospedagens e toda a infraestrutura de restaurantes e comércio fica em Bom Jardim, de onde saem os grupos de passeios.
Embora tenha menos infraestrutura, as opções de contato com a natureza são de impressionar e não deixam a desejar. Uma das atrações mais famosas da região é mergulhar nas piscinas naturais, podendo fazer uso de snorkel.
Campos do Jordão – São Paulo (SP)
Ao contrário de Nobres, Campos do Jordão, na região serrana de São Paulo, capital do estado, é o destino da badalação com super infraestrutura turística.
A alta temporada na cidade é no inverno, pois o clima da cidade é de estação de esqui europeia, em meio a uma arquitetura semelhante aos Alpes Suíços.
A cidade esbanja sofisticação em hospedagens e alta gastronomia, mas também oferece paisagens montanhosas de tirar o fôlego, que não perdem para nenhuma outra cidade de montanha do mundo.
O que fazer em Campos do Jordão
Embora a cidade seja famosa pela badalação, ela também oferece inúmeros programas culturais e passeios em meio a natureza.
O movimento intenso se concentra no bairro Capivari, onde ficam a maioria dos bares, cafés, chocolaterias e restaurantes, bem como os grandes eventos, como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, um evento de música erudita.
No resto do ano, fora da alta temporada, a cidade fica mais tranquila e menos agitada, podendo ser melhor aproveitada, inclusive as atrações ecoturísticas.
A Pedra do Baú, localizada no município vizinho de São Bento do Sapucaí, é um espetáculo e requer um certo preparo físico para quem curte escaladas.
A subida de 1 950 m é feita por 300 degraus (grampos de ferro presos na pedra), acessados por trilha na mata com cerca de 1 hora de caminhada.
É possível incluir no trajeto a subida da Pedra Ana Chata, de 40 m, até uma gruta com descida de rapel.
Já o Bosque do Silêncio, mais pertinho do centro, abriga o maior circuito de arvorismo da cidade, com 2 km de passarelas e versão para a criançada.
O Parque Estadual Campos do Jordão ou Horto Florestal é também uma excelente opção de passeio para quem curte o contato com a natureza. Em uma enorme área verde entre araucárias, você pode percorrer trilhas, andar de tirolesa, fazer arvorismo e alugar bicicletas.
Há ainda o Tarundu com atrações para crianças, como passeio a cavalo, escalada e patinação; o Aventura no Rancho que possui atrações mais radicais, como rapel e tirolesa de 800 m; e passeios de jipe e quadriciclo pela Serra da Mantiqueira.
Outro passeio imperdível é o parque Amantikir, que possui 28 jardins inspirados em 14 países, que se estendem por 60 000 m.
Do Pico do Itapeva (2 035 m) você poderá avistar as 15 cidades do Vale do Paraíba e do tradicional teleférico da cidade, você vai de Capivari ao Morro do Elefante, em um trajeto de 1 300 m em dez minutos.
*Fonte: Jornal MG Turismo; Fotos: divulgação