Festival Arraial Guarulhos (SP) celebra o ciclo de São João

Com curadoria do folclorista, pesquisador e produtor cultural guarulhense Diego Dionísio, da Tádito Produção, ocorrerá , nos dias 17, 18 e 19 de junho, das 12h às 21h, no Bosque Maia, uma nova edição do Arraial Guarulhos. Serão três dias de festejos, os quais devem atrair cerca de 10 mil pessoas. Sobre a motivação de conceber e produzir a festa, Dionísio diz: “Com mais de 20 anos pesquisando cultura popular e folclore, acredito que trazer as comunidades tradicionais para a produção cultural faz com que esses artistas tenham seu momento de destaque e visibilidade. Dessa forma, nossa ideia não é fazer apenas mais um evento junino, mas, sim, proporcionar ao público nesses três dias uma experiência multissensorial para celebrar os grandes festejos da cultura brasileira. Vamos reunir mais de 400 artistas populares e 100 culinaristas do interior paulista para entreter as pessoas nesse período.”

Realização da prefeitura do município da Região Metropolitana de São Paulo acontecerá no Bosque Maia, deve reunir cerca de 400 artistas populares e atrair um público estimado em 10 mil pessoas. Foto: Fernando Pilatos.

 

Em clara alusão à preservação das tradições populares, nesta edição a cenografia do arraial contará com mais de 10 mil fuxicos produzidos manualmente, que poderão ser vistos no Espaço Viola e na Arena Junina. Também irão acontecer intervenções itinerantes – como as do Circo Circunflexo Correio Acrobático Elegante e Forró Babado Forte –, e outras 20 atrações com violeiros, sanfoneiros, duplas de violas, quadrilhas juninas, trios de forró pé de serra e grupos de teatro e circo. Quanto ao Espaço Viola, irá concentrar as apresentações de grandes nomes da música caipira da cidade, como Quarteto Raiz e Vera Bianca. Outro destaque da programação é a participação inédita do mestre Bosco Maciel e seus cordéis com a Cia Chegança, criada por meio de pesquisa do folclore paulista e da cultura popular e integrada por artistas da cidade. Já as atividades lúdicas do evento  serão conduzidas pelas Cia Los Xerebas, que irá promover casamentos caipiras no meio do público. ,

No quesito gastronomia, o público terá inúmeras possibilidades para se deliciar nos dez espaços de culinária que contemplam os tradicionais ranchos tropeiros, de diferentes regiões do Estado. Naturalmente, não irão faltar doces caseiros, bolinhos caipiras, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, refogados, galinhadas, feijão tropeiro, torresmo, feijão, couve refogada, arroz tropeiro, farofa, feijão gordo, porco atolado, polenta, linguiça, costelinha de porco e quirerinha, entre outras iguarias típicas da ocasião e dos costumes da roça.

Como não existe festa junina sem quadrilha, em Guarulhos elas estarão presentes com cerca de 300 dançantes populares, distribuídos em grupos de São Paulo, São Vicente, Santos, São José dos Campos e Caçapava. Compostas por representantes de comunidades, cada quadrilha reúne cerca de 50 casais que, em conjunto, proporcionam um espetáculo com figurinos primorosos e surpreendente coreografia. Entre os grupos, destacam-se a quadrilha do Projeto Plus Size, de Guarulhos, e a Quadrilha de Patins da Gru Patins. Também participam pela primeira vez a Associação de Comitivas de Guarulhos e Região, que promete fazer um grande baile caipira no arraial.

 Sobre o Arraial

Trata-se de um projeto de pesquisa e produção artística do guarulhense Diego Dionísio, que, ao longo de 20 anos, vem trabalhando com as temáticas relacionadas a folclore, cultura popular e patrimônio imaterial no Brasil. A partir de sua trajetória profissional e também como coordenador, por vários anos, da iniciativa Revelando São Paulo, Dionisio atua como curador artístico em projetos da Rede Globo, como o Arraial Arte na Rua, realizado em São Paulo, Pirapora do Bom Jesus e Guarulhos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *