Viagem imersiva ao Egito no IMA, em Paris

Por Duda Tawil, de Paris
Uma interessante exposição, de novas e modernas sensações, atualmente, na Cidade Luz, acontece no Instituto do Mundo Árabe -IMA, e em avant-première mundial: ‘O Horizonte de Kéops – uma viagem ao Egito Antigo’. Isso porque ela é totalmente imersiva! Desde a entrada, as pessoas são equipadas com um colete e um capacete com viseira, para uma viagem virtual, e caminhando numa sala, que dura 45 minutos.
A ‘expedição’ leva o turista a uma realidade virtual a esta que é uma das sete maravilhas do mundo, de 4500 anos, que resistiu ao tempo. A grande pirâmide de Kéops fica na planície de Gizé e se impõe na cidade do Cairo há milênios.
Esta experiência inédita é fruto de três anos de pesquisas da empresa Emissive, o máximo francês em matéria de realidade imersiva.
Ela oferece ao visitante a ilusão de viajar livremente, graças ao equipamento fornecido individualmente, num percurso de 500m2, à ‘destinação’ de um dos mais famosos e importantes sítios arqueológicos do planeta. É a mais alta pirâmide do Egito, de 146m de altura.
E visitamos ela por fora e por dentro, além do horizonte belíssimo à sua volta, com explicações através do áudio e de uma simpática guia de turismo (virtual) que nos recebe!
O projeto é uma colaboração com Peter Der Manuelian, professor de Egiptologia na Universidade de Harvard e diretor do projeto de Giza, graças aos seus embasamentos científicos, dados arquitetônicos e históricos, reconstituição dos espaços e dos costumes antigos daquela civilização.
Crianças (embora aconselhável a partir de 13 anos) e adultos vivem uma experiência poética e sensorial inovadora, lúdica e instrutiva, até 2 de outubro vindouro.
Mais informações no site do IMA, que só fecha às segundas-feiras: www.imarabe.org.
Boa viagem!
*Fotos: divulgação

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *