Por Duda Tawil, texto e fotos, de Paris
O Instituto Giacometti, na Cidade Luz, com curadoria de Romain Perrin, apresenta a partir de hoje, 22 de junho, a 18 de setembro, a sua exposição de verão: Alberto Giacometti: uma árvore como uma mulher, uma pedra como uma cabeça. Ela propõe um olhar diferente sobre a obra do grande artista plástico suíço, morto em 1966, pois, muito conhecido por suas figuras humanas na escultura, desta feita destaca as paisagens.
Estão expostas obras magníficas de Giacô, como La Forêt (A Floresta) e La Clairière (A Clareira), ambas de 1950, por exemplo. Elas foram o ponto de partida para esta mostra. As figuras femininas longilíneas remetem às árvores, e por extensão, à floresta, onde o artista costumava passear na sua infância no sudesta da Suíça, fronteira com a Itália. Os bustos com cabeças masculinas são associados às pedras, às rochas na paisagem.
Catherine Grenier é a presidente do Instituto Giacometti, a produção da mostra é de Sandra Jouffroy, com cenografia de Éric Morin, e grande equipe envolvida neste projeto, como a talentosa assessora de imprensa Anne-Marie Pereira.
Mais informações: www.institut-giacometti.fr