Exposição de verão no Instituto Giacometti, em Paris

Por Duda Tawil, texto e fotos, de Paris

O Instituto Giacometti, na Cidade Luz, com curadoria de Romain Perrin, apresenta a partir de hoje, 22 de junho, a 18 de setembro, a sua exposição de verão: Alberto Giacometti: uma árvore como uma mulher, uma pedra como uma cabeça. Ela propõe um olhar diferente sobre a obra do grande artista plástico suíço, morto em 1966, pois, muito conhecido por suas figuras humanas na escultura, desta feita destaca as paisagens.
Figuras femininas altas remetem às árvores, e cabeças masculinas, às pedras. Atrás, o artista na floresta perto de Stampa, em foto de 1961, de Isaku Yanaihara, dos arquivos da Fondation Giacometti.
Estão expostas obras magníficas de Giacô, como La Forêt (A Floresta) e La Clairière (A Clareira), ambas de 1950, por exemplo. Elas foram o ponto de partida para esta mostra. As figuras femininas longilíneas remetem às árvores, e por extensão, à floresta, onde o artista costumava passear na sua infância no sudesta da Suíça, fronteira com a Itália. Os bustos com cabeças masculinas são associados às pedras, às rochas na paisagem.
 “A Clareira”, de 1950, em bronze, da Fondation Giacometti, uma das obras emblemáticas que inspiraram a atual exposição do instituto.
Catherine Grenier é a presidente do Instituto Giacometti, a produção da mostra é de Sandra Jouffroy, com cenografia de Éric Morin, e grande equipe envolvida neste projeto, como a talentosa assessora de imprensa Anne-Marie Pereira.
Mais informações: www.institut-giacometti.fr

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *