Por Lily Menezes
Que muita gente está na saudade de dançar um forró, isso é certo. Mas, há também quem aproveite o feriado de São João para dar uma fugidinha de Salvador e curtir outros ares. Durante o período festivo, é estimado um aumento de 15% de passageiros transitando pelo Salvador Bahia Airport, administrado pela companhia Vinci Airports em comparação ao São João passado.
Essa retomada das viagens é muito significativa para o aeroporto, que durante a pandemia viu sua movimentação minguar. Foto: Romildo de Jesus/TB.
Para se ter uma noção, em junho de 2020 apenas 54.587 passageiros embarcaram e desembarcaram no terminal, cenário agravado pela suspensão dos festejos juninos. No mesmo período de 2021, quando muita gente já estava começando a se vacinar, a movimentação subiu para 306.186 passageiros, sendo 146.071 embarques e 160.115 desembarques.
Durante a semana passada, quando se celebrou o feriado de Corpus Christi, também se notou um aumento na procura por voos. Para a Vinci, esse aumento se deve não apenas à demanda represada por viagens, sobretudo num período festivo como São João e São Pedro, mas também do aumento na malha aeroviária do terminal. Até o próximo mês, os turistas de todos os Estados do Centro-Oeste, por exemplo, terão voos diretos para Salvador, de onde poderão partir para destinos como as praias de Morro de São Paulo e da Linha Verde. Nos últimos meses, o Salvador Bahia Airport conseguiu incrementar sua carta de destinos para reagir aos impactos causados pela pandemia: pela primeira vez, moradores de seis cidades (Barra Grande, Porto Velho, Cuiabá, Belém, Curitiba e Florianópolis) puderam voar diretamente para a capital baiana.
Com os avanços, foi possível aumentar o número de embarques e desembarques, o que é um excelente sinal para a retomada do turismo em níveis anteriores à crise sanitária.
“Além de voos para todas as capitais do Centro-Oeste, manteremos a ligação direta com todas as regiões do Brasil. Isso é bom para os baianos, que podem viajar com mais comodidade, e para os turistas, que terão mais facilidade em explorar todas as possibilidades que a Bahia oferece”, salientou Marcus Campos, gerente de Marketing e Promoção Aérea do Salvador Bahia Airport.
A Região Sudeste segue como o maior mercado emissor de turistas para a Bahia, conquistando a preferência dos viajantes de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Como Salvador não costuma ser um destino-padrão para o turista no período junino, a tendência é a utilização do serviço de bate-volta para as festas de outras cidades, como Amargosa, Senhor do Bonfim e Santo Antônio de Jesus. Contudo, com o lançamento do circuito festivo do Parque de Exposições e a volta do São João no Pelourinho, a expectativa é de que muita gente prefira ficar na capital.
*Fonte: Tribuna da Bahia