Duda Tawil, texto e fotos, de Versalhes
As butiques da Reunião dos Museus Nacionais da França, como em todo início das férias de verão, lançam novas coleções para a estação mais quente do ano. Elas estão espalhadas em mais de 30 museus pela França, mais o Museu do Louvre de Abu Dhabi, além do Grand Palais, que é um espaço para exposições e grandes eventos no início dos Champs-Élysées, que em 2024 vai sediar provas equestres da Olimpíada em Paris.
São criações de renomados artistas, designers, decoradores ou maisons, que são comercializadas nesses museus, aliás, ao longo de todo o ano. Desta vez, a apresentação aconteceu no suntuoso Castelo de Versalhes. No lançamento da última terça vieram as diretoras de produtos da RMN-Grand Palais: Audrey de Coquereaumont, Aurélie Bregeon, Isabelle Tarquis, Marion Folli e Laure Simonnet. Além delas, o casal Nathalie e Thomas Vidal, fundadores da famosa Maison Baluchon, também ilustradores das padronagens.
Da parceria com a Maison Baluchon, nasceu uma nova coleção inspirada na natureza e no patrimônio francês, com flores em profusão. Muitos objetos de valor, concebidos e fabricados na França, numa coleção delicada e luminosa, tanto dos acessórios de vestuário e moda, ao universo da decoração.
No século XVIII, a moda francesa se espalha pela sua elegância em todas as cortes da Europa. Assim, a RMN escolheu editar a coleção “Galerie des Modes”, de criações inspiradas neste refinamento e embelezamento histórico, de época. São cerca de 20 acessórios baseados em gravuras de duas emblemáticas obras do Século das Luzes. É um lançamento histórico, chique e leve.
As duas coleções estão disponíveis no Castelo de Versailles e no site www.boutiquesdemusees.fr