O mês de julho é marcado pelas férias escolares aqui no Brasil. Com isso, o movimento nas estradas aumenta e a atenção deve ser redobrada para que o condutor, e sua família, não enfrentem nenhum transtorno. Como forma de prevenir possíveis problemas, a preparação para a viagem deve começar bem antes de ir para a estrada, verificando se o veículo está em perfeitas condições para rodar com segurança. Para auxiliar os condutores em uma viagem tranquila e sem contratempos, os especialistas da LeasePlan, empresa com mais de 50 anos no mercado de terceirização e gestão de frotas, listou alguns cuidados com o carro antes de viajar. Confira!
1. Checar as luzes do veículo
Não se esqueça de verificar se as lâmpadas do farol estão funcionando, para viajar com mais segurança e também, evitar multas. Outras luzes que você precisa estar atento são as do painel. Verifique se não há nenhuma acesa, já que elas são a comunicação do carro com o motorista, e podem indicar possíveis problemas.
Entenda o que cada cor de luz no painel indica:
Amarelo – indica que há algum problema, mas que o veículo ainda consegue andar mais alguns quilômetros para procurar ajuda.
Vermelho – o veículo deve ser parado imediatamente.
Azul e verde – indicam que algum equipamento está ligado, mas não é necessária intervenção mecânica.
2. De olho nos pneus
Os pneus são responsáveis pela aderência do veículo ao chão, proporcionando estabilidade na direção. Sendo assim, é indispensável verificar o estado em que se encontra o pneu do seu carro, para entender se não há nenhum desgaste excessivo. Além disso, antes de colocar o pé na estrada, calibre os pneus de acordo com as instruções no manual. É importante lembrar que alguns modelos de veículo tem uma calibragem diferente para os pneus na estrada e na cidade. Não se esqueça de verificar as condições do estepe, e calibrá-lo assim como os demais.
3. Carro alinhado e balanceado
Na revisão do veículo antes da viagem, é muito importante balancear e alinhar o carro. Isto porque estes serviços impactam diretamente na dirigibilidade, na segurança e até nos custos. Um carro desalinhado ou desbalanceado, aumenta o consumo de combustível, o desgaste nos pneus além de tornar a direção muito mais complicada e cansativa.
4. Atenção ao freio
O freio é uma peça-chave para a segurança de qualquer veículo. Por isso, muita atenção a possíveis vazamentos, barulhos ou também perda de eficiência ao frear. É importante que um mecânico verifique se todos os itens do sistema de freio estão em boas condições, como as pastilhas, sapatas e os discos.
5. Verificar líquido de arrefecimento, óleo motor e água
O sistema de arrefecimento do veículo, é responsável pelo resfriamento do motor, evitando o aumento da temperatura e sobrecarga nas peças do carro. Sendo assim, verifique se o líquido de arrefecimento está no nível adequado em seu mecânico de confiança. Aproveite também para observar o radiador e conferir se o nível da água no reservatório é o suficiente.
Outro item que você precisa verificar no veículo é o fluído do motor, que também ajuda a resfriar o sistema e evitar o atrito entre as peças. O óleo precisa sempre estar em nível adequado e precisa ser trocado com frequência. Para isso, não se esqueça de que há um tipo de óleo específico para cada motor; confira qual é o melhor no manual do seu carro.
6. Itens de segurança
Depois destes 5 passos, não se esqueça de checar outros itens de segurança do veículo, como o extintor, macaco, chave de roda e triângulo. Verifique também o limpador de para-brisa do veículo e tenha certeza de que as borrachas estão em bom estado e complete o nível do reservatório de água do limpador.
Tudo certo? Boa viagem!
*Foto: divulgação