Após o avanço das férias de inverno deste 2022, o Aeroporto Arturo Merino Benítez em Santiago se prepara para um aumento no fluxo de passageiros no mês de julho. De acordo com as projeções de Nuevo Pudahuel, cujos principais acionistas são a VINCI Airports e o Groupe ADP, cerca de 1.550.000 pessoas viajarão em voos domésticos e internacionais utilizando o principal terminal aéreo do país.
O turismo e em particular os voos comerciais foram duramente atingidos em consequência da pandemia, mas há avanços que evidenciam o processo de reativação que o setor vive. No início de julho, serão retomadas as rotas Santiago-Cuzco, operadas pela LATAM e Santiago-Florianópolis pela Sky Airline. A isso se soma o retorno da rota que liga Santiago a Barcelona operada pela companhia aérea Level, que começará a voar a partir de 31 de outubro deste ano com quatro frequências semanais.
“O novo terminal internacional (T2) do Aeroporto de Santiago melhorou consideravelmente a experiência de viagem e reduziu os tempos de espera para passageiros nacionais e internacionais. Foram tempos difíceis para o turismo e o setor aéreo e vemos um caminho para a reativação e por isso estamos comprometidos em conectar o Chile com o mundo, recuperando e abrindo rotas, atraindo novas companhias aéreas, para que nossos passageiros tenham mais opções de viagem. ”, assegura Xavier Lortat-Jacob, Gerente Geral de Nuevo Pudahuel.
“Mais de 1,5 milhão de passageiros voarão do Aeroporto de Santiago durante estas férias de inverno. Isso supõe um esforço adicional de coordenação entre todos os atores envolvidos para facilitar as viagens. A par do reforço de todos os serviços que operam no aeroporto e também nas autoestradas, onde estamos a aplicar um novo protocolo de emergência em caso de acidentes, é muito importante que quem planeia viajar possa ser informado e planear as suas férias em avançar”, enfatiza o Ministro de Obras Públicas, Juan Carlos García.
A Subsecretaria de Turismo projeta 4.716.928 viagens frequentes com dormidas para as férias de inverno, ou seja, 37,0% a mais que no mesmo período de 2021, e 81,5% a mais que em 2019.
“Esta data é muito importante para o setor, acreditamos que é uma grande oportunidade para continuar avançando no caminho da reativação do setor de turismo. Nossa projeção é de que o gasto médio diário individual seja de $ 42.432, então o gasto médio total de uma viagem de 7 dias será de 297.024 por pessoa, beneficiando diretamente as micro, pequenas e médias empresas do setor e as economias locais em geral. ”, assegura Verónica Kunze, Subsecretária de Turismo.
As três principais regiões que geram viagens durante as férias de inverno serão a Metropolitana (1.832.031), Biobío (477.851) e Valparaíso (440.659), enquanto as três regiões com maior recepção de turistas serão Valparaíso (982.706), Metropolitana (833.702) e La Araucanía (400.823).
Medidas de reativação da indústria do turismo
Apesar de os números de tráfego de passageiros no Aeroporto de Santiago mostrarem sinais de recuperação, os níveis anteriores à pandemia ainda não foram atingidos. Em julho de 2019, 2.052.320 pessoas viajaram pelo terminal aéreo da capital, quase 500 mil viajantes a mais do que o previsto para julho deste ano de 2022.
O balanço do primeiro semestre deste ano (considerando uma projeção de junho de 2022) mostra que 8.675.089 passageiros totais passaram pelo Aeroporto de Santiago, contra os 12.586.343 passageiros registrados no mesmo período de 2019.
Para incentivar a chegada de turistas internacionais, o governo anunciou novas medidas como a homologação de vacinas em 48 horas para estrangeiros, a eliminação do seguro saúde de US$ 30 mil como requisito para entrar no país e a atualização do protocolo que isenta menores de seis anos para apresentar uma declaração juramentada (C19), entre outros.
Recomendações para um maior fluxo de passageiros no Aeroporto
- Verifique quais os produtos que não deve levar na mala (objetos pontiagudos, líquidos com mais de 100 ml.
- Verifique as condições de viagem exigidas pelo país de destino. Faça o check-in online se não viajar com bagagem no porão.
- Chegue em 3 horas antes ao aeroporto para voos domésticos e 4 horas antes para voos internacionais.
- Algumas companhias aéreas oferecem etiquetar e depositar sua própria bagagem em máquinas Self Bag Drop. Se for o caso, você economizará tempo.
- Verifique periodicamente o portão de embarque do seu voo para evitar confusões de última hora.
*Fonte: Diário do Turismo , com Travel 2 Latam; Foto: divulgação