De acordo com dados do Sistema de Tráfego Internacional (SIT) da Polícia Federal, ao todo, 1.092.579 pessoas chegaram ao país com visto de turista, até maio de 2022.
Até o mês de abril, 962 mil pessoas tinham desembarcado no Brasil com visto de turista, o que já representava um número 60% superior a todo o ano de 2021, quando somente 596,7 mil estiveram no país.
Com os 129.744 visitantes de maio deste ano, o Brasil bateu o recorde de 1 milhão de turistas estrangeiros. Foto: divulgação
Este resultado não era visto desde 2020, quando 1,8 milhão de pessoas entraram no país com visto de turista.
De acordo com o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, os dados comprovam a retomada do turismo no país e reforçam a missão da Agência de continuar promovendo o país mundialmente:
“É com entusiasmo que recebemos essa grande notícia. Em apenas cinco meses, dobramos o número de visitantes estrangeiros em relação a todo o ano de 2021. Estamos confiantes de que com a promoção dos nossos destinos vamos voltar o mais rápido possível ao nível de 2019”, afirmou Nascimento.
Campanhas de divulgação do Brasil no exterior
Para isso, a Embratur tem intensificado as iniciativas de promoção do Brasil em mercados internacionais. Ao menos cinco campanhas publicitárias foram programadas para serem veiculadas em 2022.
No primeiro semestre, duas peças publicitárias promoveram o Brasil nos Estados Unidos: “Brazil is visa-free, come visit!”, veiculada entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022, e “Visit Brasil. A WOW Experience”, divulgada em junho de 2022. Já na América do Sul, a campanha recebeu o tema “¡Uno, dos, tres, Brasil!”, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Para o segundo semestre, estão previstas campanhas de promoção na Europa e na América Latina.
Também, a partir de uma parceria com o Sebrae, a Embratur tem realizado uma série de ações para incrementar a divulgação do Brasil no exterior, como press trips com jornalistas estrangeiros, participação nas principais feiras internacionais, organização de roadshows e famtours com operadores, agentes e associações do setor.
Conectividade aérea do Brasil
A malha aérea internacional do Brasil também cresceu bastante em maio de 2022 e alcançou 74,36% da capacidade que possuía em 2019.
Os dados captados pela Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que o número de voos mensais chegou a 3.547, um aumento de 312,89% em relação ao mesmo mês de 2021.
Segundo a Anac e empresas aéreas, de janeiro a maio, foram criados ou retomados 84 voos internacionais, além de 36 frequências adicionais que entraram em operação.
Até fevereiro de 2023, há previsão de acrescentar 122 voos, com origem de 17 países diferentes, além de outras 48 frequências a mais.
Para saber mais, acesse o site da Embratur.
*Fonte: Diário do Turismo