Feira das Pretas, promovida pelo Sebrae-BA, acontece em Salvador neste sábado, 30

Por Cristiana Fernandes

No Brasil, 47% das mulheres empreendedoras são negras. O rendimento médio mensal dessas mulheres é de R $1.539, o que representa 55.9% do rendimento do homem branco empreendedor (R $2.749). As informações são do estudo “A força do Empreendedorismo Feminino”, feito pelo Sebrae, em 2021. Com o intuito de gerar negócios, ampliar o alcance de novos mercados, além de fomentar a sustentabilidade e independência financeira de negócios liderados por mulheres negras de Salvador e região metropolitana, o Sebrae em Salvador, por meio do Programa Sebrae Delas, realizará a 1ª Feira das Pretas, em comemoração ao Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha (25.07). O evento acontece neste sábado, 30 de julho, a partir das 9h, na Agência Sebrae Costa Azul.

Evento fortalece o empreendedorismo feminino negro e acontece em comemoração ao Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha (25.07). Foto:  Darío G. Neto / ASN-BA.

Além da feira com produtos de empreendedoras negras, na programação está prevista, a partir das 10h, a realização de palestra sobre acesso a novos mercados, mentorias, dinâmica com dança circular, talk show com cases de sucesso e momento para network e visitação à exposição de produtos e serviços.

De acordo com a especialista em pequenos negócios e gestora do Sebrae Delas na regional Salvador, Taiane Almeida, a realização deste evento está em total acordo com a missão da instituição. “O Sebrae Bahia já possui ações dentro do programa Sebrae Delas que tem como principais objetivos a promoção do empreendedorismo feminino, aumento da competitividade dos pequenos negócios liderados por mulheres e o aprendizado e disseminação de boas práticas para apoiá-las”, explica.

Para a gestora estadual do programa Sebrae Delas, Rosângela Gonçalves, é importante que o Sebrae esteja atento a estes dados e assuma esse compromisso de apoiar as afro-empreendedoras. “A gente sabe que o racismo estrutural acaba marcando divisões, também, dentro do empreendedorismo feminino. Existe um abismo de oportunidades entre mulheres negras e brancas, então quando apoiamos iniciativas como essa, que buscam dar evidência, buscar propor equidade para que essas mulheres consigam um terreno mais fértil para prosperar nos seus negócios, estamos lutando para um mundo mais justo, com condições mais favoráveis e que a gente possa oportunizar que essas mulheres negras também consigam ser competitivas em seus negócios”, destaca. *Fonte: Agência Sebrae de Notícias.

SERVIÇO

1ª Feira das Pretas Sebrae
Quando: 30 de julho de 2022, das 9h às 14h
Onde: Agência Sebrae Costa Azul – Térreo (Civil Tower, Torre Cirrus – Rua Arthur de Azevêdo Machado – Salvador, BA)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *