A riqueza histórica e de belezas naturais de Lençóis serão apresentadas no Bahia Viaja na Bahia. A cidade foi escolhida para ser o segundo destino para apresentar seus encantos aos baianos. Patrimônio da Bahia e do Brasil, o local nos dias 06 e 07 de agosto contará com feira de agricultura familiar, harmonização de produtos, programação musical, gastronomia local, manifestações culturais e turismo histórico e de aventura.
No Bahia Viaja na Bahia um circuito foi criado para atrair o baiano a conhecer mais o estado. O projeto contempla as belezas de cada município e apresenta as riquezas de cada um por meio da sua cultura, história e economia. Uma feira interativa com ingredientes locais vai movimentar cidades baianas.
O evento propõe, também, que durante o período as prefeituras transformem a cidade em um grande mercado cultural onde os espaços públicos e privados com apresentações artistas locais em suas diversas linguagens. O Bahia Viaja na Bahia contará com uma grande feira interativa, com atividades simultâneas nos dois dias de sua realização.
O projeto dá destaque ao Geoparque Serra do Sincorá, uma área de mais de seis mil quilômetros, com quatro serranias que atingem altitudes de mais de dois mil metros. No local, as atividades econômicas principais são a agricultura e pecuária. O turismo de Lençóis tem uma contribuição importante para a economia local.
A iniciativa do geoparque tem o objetivo de trazer o reconhecimento internacional por parte da Unesco e atrair interessados em geologia de toda parte do mundo. A serra do Sincorá ajuda a contar a história do planeta e o turismo funciona como ferramenta de preservação do patrimônio natural. Na região, além dos destaques das formações geológicas e sítios arqueológicos, ainda é possível estudar a longa história do garimpo.
Em Lençóis, a natureza preservada, o charme e infraestrutura será o cartão de visitas. Ponto de chegada para quem quer conhecer melhor a Chapada Diamantina, o município conta com cinco mil leitos distribuídos em quatro hotéis de alto padrão, além de pousadas encantadoras, hostels, campings e casas de aluguel.
Amante de uma boa gastronomia, em Lençóis conta com mais de 100 opções entre bares, restaurantes, bistrôs, cafeterias. É possível experimentar a culinária regional e contemporânea, com destaque para as comidas típicas originadas na época do garimpo de diamantes e para os cafés produzidos na Chapada Diamantina e premiados internacionalmente.
Dez minutos do Centro Histórico, o turista chega ao Parque Municipal da Muritiba, onde estão os conhecidos caldeirões do Serrano, a Cachoeirinha, a Cachoeira da Primavera, o Poço Halley, o Salão de Areias Coloridas e os mirantes da cidade. Esta região tem rico valor geológico e guarda histórias fantásticas sobre o tempo do garimpo.
A cidade ainda conta com o escorrega natural do Ribeirão do Meio, a cachoeira do Poço do Diabo e a Cachoeira do Sossego. Outro roteiro é o Marimbus e Roncador, em que o visitante parte de uma comunidade quilombola – o Remanso – em um passeio de barco pelo pantanal da Chapada – o Marimbus – em direção ao banho no rio Roncador.
Para os apaixonados por arqueologia, é em Lençóis que está o Complexo Arqueológico Serra das Paridas, o maior preparado para receber visitantes na Bahia, onde podem ser fotografadas inúmeras pinturas rupestres com cerca de oito mil anos. Bem próximo do atrativo pré-histórico está a Cachoeira do Mosquito, com seus paredões rochosos e banho em ducha natural.
Fotos: Divulgação